Date: Thu, 28 Mar 2024 22:15:08 +0000 (UTC) Message-ID: <1178642070.33.1711664108212@ip-172-25-76-134.ec2.internal> Subject: Exported From Confluence MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_Part_32_2097752005.1711664108209" ------=_Part_32_2097752005.1711664108209 Content-Type: text/html; charset=UTF-8 Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Location: file:///C:/exported.html
Projetos criados no Cronapp possue= m muitos arquivos e diret=C3=B3rios, todo esse conte=C3=BAdo =C3=A9 respons= =C3=A1vel por gerar um projeto base e manter uma estrutura de f=C3=A1cil de= senvolvimento. Dessa forma, desenvolvedores Cronapp n=C3=A3o necessitam con= hecer as diversas bibliotecas utilizadas em seu projeto, pois o Cronapp enc= apsula isso em recursos visuais de forma simples, permitindo r=C3=A1pido de= senvolvimento e baixa curva de aprendizado.
Veremos aqui como est=C3=A1 organi= zado a estrutura de arquivos dos projetos modelos que cont=C3=A9m as aplica= =C3=A7=C3=B5es web e mobile e quais mudan=C3=A7as visuais ocorrem ao habili= tar/desabilitar a op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado (dest= aque 2 da figura 1).
A estrutura de arquivos durante o desenvolvimento do projeto =C3=A9 um p= ouco diferente da estrutura contida ap=C3=B3s compilar o projeto (arquivo <= code>*.war), usado em produ=C3=A7=C3=A3o. Veja mais detalhes em Arquivo.
A =C3=A1rvore de arquivos (figura 1.1) exi= be os diret=C3=B3rios e arquivos pertencentes ao seu projeto. Por=C3=A9m, a= forma como o conte=C3=BAdo ser=C3=A1 exibido depender=C3=A1 da configura= =C3=A7=C3=A3o da op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado. O objetivo dessa op=C3=A7=C3=A3o = =C3=A9 simplificar ainda mais o desenvolvimento no Cronapp. Para alternar e= ntre os modos, clique no bot=C3=A3o do Menu do sistema (de= staque 1 da figura 1) e mude a posi=C3=A7=C3=A3o do bot=C3=A3o altern=C3=A2= ncia Modo Avan=C3=A7ado (2 da figura 1). Tamb=C3=A9m =C3= =A9 poss=C3=ADvel alterar entre os modos a partir do menu do sistema (destaque 3): Espa=C3=A7o de Trabalho > Modo de uso da IDE > Modo Ana= lista para desabilitar ou Espa=C3=A7o de Tr= abalho > Modo de uso da IDE > Modo Avan=C3=A7ado = para habilitar.
O que muda quando alteramos o
Formul=C3=A1rios/Mobile/Autenticado/home
Exibe uma =C3=81rvore =
de arquivos, mostrando a estrutura hier=C3=A1rquica real dos arqui=
vos do projeto, incluindo todos os diret=C3=B3rios e seus conte=C3=BAdos (l=
ado direito da figura 1.1).
Arquivos ocultos dos sistema ou utilizados para a execu=C3=A7=C3=A3o int= erna do projeto podem n=C3=A3o ser exibidos.
As dua= s estruturas na figura abaixo est=C3=A3o com o mesmo arquivo "Bloco.blockly= " selecionado. Por=C3=A9m, a =C3=A1rvore de recursos da es= querda (Modo Avan=C3=A7ado desabilitado) exibe o conte=C3=BAdo de forma mui= to mais simples e resumida que a =C3=A1rvore de arquivos d= a direita (Modo Avan=C3=A7ado habilitado).
Ao criar ou mover arquivos, certif=
ique-se que ele corresponde =C3=A0quele diret=C3=B3rio - por exemplo, na pa=
sta Blockly
s=C3=B3 deve conter os arquivos pertencentes aos b=
locos de programa=C3=A7=C3=A3o, assim como os arquivos do diagrama de dados=
devem estar na pasta diagram
e assim por diante.
Al=C3=A9m de melhorar a organiza= =C3=A7=C3=A3o do seu projeto, diversas funcionalidades esperam encontrar ti= pos espec=C3=ADficos de arquivos em sua pasta correspondente, caso isso n= =C3=A3o ocorra, esses arquivos podem n=C3=A3o ser mapeados ao visualizar co= m o Modo Avan=C3=A7ado desabilitado.
Ao desativar o Modo Avan=C3=A7ado, a =C3= =A1rvore do projeto n=C3=A3o exibe os arquivos na pasta raiz, apenas os dir= et=C3=B3rios dos principais recursos low-code. As pastas est=C3=A3= o ordenadas com base na recomenda=C3=A7=C3=A3o de desenvolvimento de projet= os no Cronapp.
A pasta principal (raiz) possui o = nome do projeto e um =C3=ADcone que identifica se o projeto =C3=A9 mobile e= web (=C3=ADcone smartphone, figura 2), apenas web (=C3=ADcone monitor) ou = microsservi=C3=A7os (=C3=ADcone engrenagem). Descrevemos abaixo a fun=C3=A7= =C3=A3o dos diret=C3=B3rios que est=C3=A3o logo abaixo do n=C3=B3 raiz do p= rojeto, quando a op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado est=C3= =A1 desativada.
Alguns= dos diret=C3=B3rios listados abaixo s=C3=A3o virtuais, ou seja, n=C3=A3o e= xistem no projeto. S=C3=A3o vis=C3=ADveis apenas quando a op=C3=A7=C3=A3o <= strong>Modo Avan=C3=A7ado est=C3=A1 desativada e = tem o intuito de agrupar conte=C3=BAdo com a mesma funcionalidade. Diret=C3= =B3rios virtuais n=C3=A3o exibem menu de contexto ao clicar com o bot=C3=A3= o direito do mouse.
<=
strong>Diagrama de dados
Fontes de Dados := lista as Fontes de dados per= sonalizadas do projeto.
Mobile : cont=C3= =A9m os arquivos de fragmento mobile.
Web <=
span class=3D"aui-icon aui-icon-small aui-iconfont-info-circle" style=3D"co=
lor:null">: cont=C3=A9m=
os arquivos de fragmento web.
<= strong>Formul=C3=A1rios: diret=C3=B3rio virtual para agrupar as pa= stas de Formul=C3=A1rios dos= projetos mobile e web.
<= strong>Mobile : diret=C3=B3rio que organiza as telas da apli= ca=C3=A7=C3=A3o mobile,
<= strong>Web : diret=C3=B3rio onde ficam organizadas as p=C3=A1gina= s web.
Skins = : cont=C3= =A9m os arquivos de skins cria= dos para o projeto,
<= strong>Mobile : cont=C3=A9m os arquivos de bloco de programa=C3= =A7=C3=A3o mobile (cliente).
<= strong>Servidor : cont=C3=A9m os arquivos de bloco de progr= ama=C3=A7=C3=A3o servidor (back-end).
<= strong>Web : cont=C3=A9m os arquivos de bloco de programa=C3= =A7=C3=A3o web (cliente).
Dashboards = span>: arma= zena os Dashboards criados no proj= eto.
<= strong>Relat=C3=B3rios: armazena os Relat=C3=B3rios criados no projeto.= p>
<= strong>M=C3=ADdia: diret=C3=B3rio virtual para agrupar arquivos es= t=C3=A1ticos (ex.: imagens, PDFs, v=C3=ADdeos e outros).
<= strong>Mobile <= span class=3D"edTooltip-item ">: cont=C3=A9m os arquivos do projeto utilizados na aplic= a=C3=A7=C3=A3o mobile.
<= strong>Servidor= : cont=C3=A9m os arquivos do projeto mantidos no ba= ck-end da aplica=C3=A7=C3=A3o.
<= strong>Web: cont=C3=A9m os arquivos do projeto utilizados na aplica=C3= =A7=C3=A3o web. =
<=
strong>Fluxo de Trabalho
<= strong>Testes : pasta reservada para os blocos de programa=C3=A7= =C3=A3o de teste unit= =C3=A1rios do projeto servidor.
<= strong>Documenta=C3=A7=C3=A3o : diret=C3=B3rio usado para manter = os arquivos de documenta=C3=A7=C3=A3o do projeto, nele voc=C3=AA poder=C3= =A1 criar diagramas UML, fluxogramas e diversos recursos para ajudar no des= envolvimento do projeto. Ao utilizar a ferramenta Gerar documenta=C3=A7=C3=A3o, seu conte=C3= =BAdo tamb=C3=A9m ser=C3=A1 criado nessa pasta.
Com o Modo Avan=C3=A7ado habilitado, a =C3=A1rvore do projeto exibe todos os arquivos, incluindo o conte= =C3=BAdo high-code. As pastas ser=C3=A3o ordenadas com base na hie= rarquia de diret=C3=B3rios do projeto.
Os subt=C3=B3picos abaixo apresentam a estrutura dos diret=C3=B3rios e a= rquivos dos projetos baseados no modelo contendo as aplica= =C3=A7=C3=B5es Mobile e Web.
A pasta principal (raiz) possui o = nome do projeto e um =C3=ADcone que identifica se o projeto =C3=A9 mobile e= web (=C3=ADcone smartphone, figura 3) ou apenas web (=C3=ADcone monitor). = Descrevemos abaixo a fun=C3=A7=C3=A3o de alguns arquivos e subdiret=C3=B3ri= os do projeto.
Os diret=C3=B3rios e arquivos da r= aiz do projeto:
mobileapp
.
dao
e entity
, c=C3=B3digo Java, arquivo de configura=
=C3=A7=C3=A3o do projeto, relat=C3=B3rios, fontes de dados e outros arquivo=
s do servidor da aplica=C3=A7=C3=A3o.test/java/blockly: diret=C3=B3rio utilizado para armazenar as fun=C3=A7=C3=B5es de testes unit=C3=A1rios =
dos blocos Servidor.
Por padr=C3=A3o, a sequ=C3=AAncia de diret=C3=B3rios test/java/blockly (/s=
rc/test/java/blockly/
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto ba=
seado no modelo. Sendo poss=C3=ADvel tratar de duas formas:
/src/
Testes/
skins: cont=C3=A9m os arquivos da ferrament=
a de configura=C3=A7=C3=A3o dos skins de tema.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio =
skins (/skins/
) n=C3=A3o existe a=
p=C3=B3s criar um projeto baseado no modelo. Sendo poss=C3=ADvel tratar de =
duas formas:
/
Skins/
Dentro desse diret=C3=B3rio est=C3= =A3o contidas as camadas DAO e Entity, internacionaliza=C3=A7=C3=A3o, relat= =C3=B3rios e dashboards, fonte de dados, al=C3=A9m de diversos arquivos usa= dos pelo servidor da aplica=C3=A7=C3=A3o.
Ao criar o projeto, os diret=C3=B3= rios reports e dashboards n=C3=A3o existe= m, para cri=C3=A1-los, clique nos atalhos laterais (destaques 1 e 2 da figu= ra 3.1).
Os sub= diret=C3=B3rios e arquivos da pasta java (Endere=C3=A7o: <= code>/src/main/java/):
blockly: diret=C3=B3rio que co=
nt=C3=A9m os arquivos com as fun=C3=A7=C3=B5es de blocos de programa=C3=A7=
=C3=A3o do servidor e os arquivos Java gerados pelos blocos.
Abaixo listamos os arquivos de blocos existentes no projeto modelo e suas r=
espectivas fun=C3=A7=C3=B5es.
Current: obt=C3=A9m o id da aplica=C3=A7=C3=A3o em execu=C3=A7=C3=A3o.
<=
/li>
BeforeInsert
: trata a entidade Role
antes de inserir o registro n=
o banco de dados.BeforeUpdate
: trata a entidade Role
antes de atualizar seu regist=
ro no banco de dados.Normalize<=
/code>: trata o campo "normalizedName" da entidade Role
.
signUp: obt=C3=A9m os dados do novo usu=C3=A1rio para realizar sua inscri=C3=
=A7=C3=A3o no sistema.
resetPassword
: utilizado no processo de redefini=C3=A7=C3=A3o de senha por e-m=
ail. Veja mais detalhes sobre essa configura=C3=A7=C3=A3o em Recuperar senha por e-mail=
a>.BeforeInsert
: trata a entidade User
antes de inserir o registro n=
o banco de dados.BeforeUpdate
: trata a entidade User
antes de atualizar seu regist=
ro no banco de dados.BeforeDelete
: trata a entidade User
antes de remover seu registro=
no banco de dados e verifica se o solicitante possui autoriza=C3=A7=C3=A3o=
para realizar essa a=C3=A7=C3=A3o.Normalize<=
/code>: trata os campos "userName" e "email" da entidade User
.=
Diret= =C3=B3rio da aplica=C3=A7=C3=A3o mobile (Android e iOS).
Os sub=
diret=C3=B3rios e arquivos da pasta mobile (Endere=C3=A7o:=
/src/main/mobileapp/
):
package.json:=
cont=C3=A9m informa=C3=A7=C3=B5es sobre a aplica=C3=A7=C3=A3o e sua vers=
=C3=A3o. O pacote com as depend=C3=AAncias da aplica=C3=A7=C3=A3o mobile fi=
ca no diret=C3=B3rio www=
.
Subdiret=C3=B3rio que armazena div= ersos recursos da aplica=C3=A7=C3=A3o mobile, como telas, imagens,= os blocos de programa=C3=A7=C3=A3o que geram c=C3=B3digo fonte JavaScript,= internacionaliza=C3=A7=C3=A3o e mais.
Os sub=
diret=C3=B3rios e arquivos da pasta www (Endere=C3=
=A7o: src/main/mobileapp/www/
):
components: d=
iret=C3=B3rio onde s=C3=A3o mantidos os arquivos de fragmentos da aplica=C3=A7=C3=A3o mobile.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio =
components (/src/main/mobileapp/www/comp=
onents/
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto baseado no model=
o. Sendo poss=C3=ADvel tratar de duas formas:
/src/main/mobileapp/www/
Interface/Fragmentos/Mobile/
skin: diret=
=C3=B3rio com os arquivos *.css
gerados pela ferramenta Editor de Skins.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio =
skin (/src/main/mobileapp/www/css/skin/<=
/code>) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto baseado no modelo e ser=
=C3=A1 criado automaticamente ap=C3=B3s gerar o primeiro arquivo de Skin do=
projeto.
*.css
com as classes geradas pelo editor visual de estilos.=
span>changePassword
: executa as valida=C3=A7=C3=B5es necess=C3=A1rias e altera a se=
nha do usu=C3=A1rio.closeModal=
: fecha o modal que permite o usu=C3=A1rio alterar sua senha na=
tela menu.view.html
.openModal
: abre o modal que permite=
o usu=C3=A1rio alterar sua senha na tela menu.view.html
.change: respons=C3=A1vel por direcionar o usu=C3=A1rio para a tela definida no=
campo "Rota Principal Mobile" nas Configura=C3=A7=C3=B5es do Projeto.
login: respons=C3=A1vel por fazer as valida=C3=A7=C3=B5es necess=C3=A1rias e d=
irecionar os dados passados pelo usu=C3=A1rio para o login no sistema.
isValidSignup
: executado a partir da fun=C3=A7=C3=A3o signUp
, rea=
liza as primeiras valida=C3=A7=C3=B5es dos dados do novo usu=C3=A1rio.resetPassword
: utilizado no processo de redefini=C3=A7=C3=A3o de senha por e-m=
ail na aplica=C3=A7=C3=A3o mobile. Veja mais detalhes sobre essa configura=
=C3=A7=C3=A3o em Recu=
perar senha por e-mail.signUp: obt=C3=A9m os dados do novo usu=C3=A1rio para realizar as primeiras va=
lida=C3=A7=C3=B5es e direciona para as regras de neg=C3=B3cio do servidor d=
a aplica=C3=A7=C3=A3o.
package.json:=
cont=C3=A9m as vers=C3=B5es exatas das depend=C3=AAncias NPM (Node Package=
Manager) exigidas pela aplica=C3=A7=C3=A3o.
As depend=C3=AAncias NPM podem ser recompiladas a partir da op=C3=A7=C3= =A3o "Iniciar Projeto" no menu de contexto deste arquivo ou via menu do sis= tema: Projeto > Recompilar > Recompilar NPM Mobile.<= /p>
Diret=C3=B3rio servidor que cont=C3=A9m arquivos est=C3=A1ticos e de con= figura=C3=A7=C3=B5es do servidor.
Figura 3.4 - Estrutura da pasta re= sources
Os subdiret=C3=B3rios e arquivos d=
a pasta resources (Endere=C3=A7o: /src/main/r=
esources/
):
assets: diret=
=C3=B3rio respons=C3=A1vel por manter os arquivos est=C3=A1ticos e de m=C3=
=ADdia do servidor.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio assets (/src/ma=
in/resources/assets/
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto bas=
eado no modelo. Sendo poss=C3=ADvel tratar de duas formas:
/src/main/resources/
M=C3=ADdias/Servidor/
bpm: cont=C3=A9m os arquivos de fluxo de trab=
alho do Cronapp BPM.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio bpm (/src/main/=
resources/bpm/
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto baseado n=
o modelo. Sendo poss=C3=ADvel tratar de duas formas:
/src/main/resources/
Fluxo de Trabalho/
Diret=C3=B3rio que armazena a estr= utura da aplica=C3=A7=C3=A3o web, como as p=C3=A1ginas, os blocos = de programa=C3=A7=C3=A3o que geram c=C3=B3digo fonte JavaScript, internacio= naliza=C3=A7=C3=A3o e outros.
components: d=
iret=C3=B3rio onde s=C3=A3o mantidos os arquivos de fragmentos da aplica=C3=A7=C3=A3o web.
=
span>
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio =
components (/src/main/webappp/components=
/
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto baseado no modelo. Sen=
do poss=C3=ADvel tratar de duas formas:
/src/main/webappp/
Interface/Fragmentos/Web/
skin: diret=
=C3=B3rio com os arquivos *.css
gerados pela ferramenta Editor de Skins.
Por padr=C3=A3o, o diret=C3=B3rio =
skin (/src/main/webappp/css/skin/
=
) n=C3=A3o existe ap=C3=B3s criar um projeto baseado no modelo e ser=C3=A1 =
criado automaticamente ap=C3=B3s gerar o primeiro arquivo de Skin do projet=
o.
*.css
com as classes geradas pelo editor visual de estilos.=
span>openPreferences
: exibe o modal de prefer=C3=AAncias do usu=C3=A1rio presente n=
a p=C3=A1gina cookies.view.html
.checkCookieMarketin=
g
: verifica se o usu=C3=A1rio permitiu o uso da op=C3=A7=C3=
=A3o de publicidade nos cookies.setPreference
: oculta a barra de cookies, define as prefer=C3=AAncias do usu=
=C3=A1rio e oculta o modal.checkCookieAnalytic=
s
: verifica se o usu=C3=A1rio permitiu o uso da op=C3=A7=C3=
=A3o de an=C3=A1lise nos cookies.checkCookieEssencia=
ls
: verifica se a op=C3=A7=C3=A3o de cookies essenciais, qu=
e =C3=A9 obrigat=C3=B3rio, est=C3=A1 definido como verdadeiro.checkCookies
=
: verifica se o usu=C3=A1rio j=C3=A1 autorizou os cookies essencia=
is para n=C3=A3o exibir mais o modal.login: executa o procedimento necess=C3=A1rio para o login de um usu=
=C3=A1rio a partir da autentica=C3=A7=C3=A3o m=C3=BAtua.
signup: executa o procedimento necess=C3=A1rio para o cadastro de um usu=C3=A1=
rio a partir da autentica=C3=A7=C3=A3o m=C3=BAtua.
resetPassword
: utilizado no processo de redefini=C3=A7=C3=A3o de senha por e-m=
ail na aplica=C3=A7=C3=A3o web. Veja mais detalhes sobre essa configura=C3=
=A7=C3=A3o em Recuper=
ar senha por e-mail.signUp: obt=C3=A9m os dados do novo usu=C3=A1rio, realiza as primeiras valida=
=C3=A7=C3=B5es e direciona para as regras de neg=C3=B3cio no servidor da ap=
lica=C3=A7=C3=A3o.
isValidSignup
: executado a partir da fun=C3=A7=C3=A3o signUp
, rea=
liza as primeiras valida=C3=A7=C3=B5es dos dados do novo usu=C3=A1rio.
Existem algumas a=C3=A7=C3=B5es qu=
e podem ser feitas ao clicar com o bot=C3=A3o direito do mouse na raiz do p=
rojeto (nome do projeto) ou em diret=C3=B3rios e arquivos. O conte=C3=BAdo =
exibido no menu de contexto pode variar com o tipo de projeto (servidor,
As op=C3=A7=C3=B5es abaixo s=C3=A3o exibidas ao acessar o menu de contex= to da raiz do projeto.
pom.xml
).package.json
).package.json
).Novo: cria ou=
realiza o upload de um novo arquivo ao diret=C3=B3rio selecionado.
Fazer upload de um lin=
k: permite realizar o upload de um arquivo passando =
o seu endere=C3=A7o. No caso de arquivo compactado (*.zip), o conte=C3=BAdo=
ser=C3=A1 descompactado no diret=C3=B3rio selecionado.
A depender do diret=C3=B3rio selecionado, alguns arquivos podem n=C3=A3o= ser visualizados caso a op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado e= steja desabilitado.
Por exemplo, ao realizar o upload =
de um arquivo com extens=C3=A3o *.html.view
para o diret=C3=B3=
rio Diagrama de dados (Localiza=C3=A7=C3=A3o /Diagra=
ma de dados/
), este ficar=C3=A1 oculto. Isso ocorre porque, com o <=
a href=3D"#Estruturadearquivos-modo-avancado">Modo Avan=C3=A7ado desabi=
litado, esse diret=C3=B3rio s=C3=B3 exibe arquivos com extens=C3=A3o =
*.umlcd
.
<Tipos de arquivos&=
gt;: a lista com os tipos de arquivos pode variar com o status da =
op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=
=A7ado e o diret=C3=B3rio selecionado.
Embora seja poss=C3=ADvel criar qualquer tipo de arquivo em qualquer dir= et=C3=B3rio, =C3=A9 altamente recomend=C3=A1vel manter cada tipo de arquivo= s nos diret=C3=B3rios planejados. Isso assegurar=C3=A1 uma intera=C3=A7=C3= =A3o mais eficiente entre os arquivos do projeto e as ferramentas do Cronap= p
/Diagram/
) ex=
ibir=C3=A1 apenas a op=C3=A7=C3=A3o de arquivos de diagramas de dados (exte=
ns=C3=A3o *.umlcd
).no=
me.txt
).Aplicar Modelo: abre a tela de sele=C3=A7=C3=A3o do tipo de projeto e temas para retorna=
r o projeto ao modelo inicial.
Essa op=C3=A7=C3=A3o ir=C3=A1 sobr= escrever diversos arquivos e poder=C3=A1 danificar o projeto. Se deseja mud= ar apenas o tema do projeto, utilize as ferramentas de Temas e Skins.
O menu de contexto nos arquivos e = diret=C3=B3rios possuem algumas diferen=C3=A7as em rela=C3=A7=C3=A3o a raiz= do projeto, veja abaixo os itens n=C3=A3o apresentados na lista da raiz do projeto.
Menu dos diret=C3=B3rios= strong>:
O arquivo pom.xml=
(Endere=C3=A7o: /pom.xml
) s=C3=B3 =C3=A9 exibido quando a op=
=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=
=A7ado estiver ativada e possui um item a mais em seu =
menu de contexto.
Processar alvos: abre uma janela para executar comandos do Maven. O comando = padr=C3=A3o for=C3=A7a a resolu=C3=A7=C3=A3o das depend=C3=AAncias.
Essa op=C3=A7=C3=A3o tamb=C3=A9m pode ser encontrado no menu do sistema:= Projeto > Recompilar > Recompilar Maven.
*.war<=
/code> gerado.
Os arquivos package.json das aplica=C3=A7=C3=B5= es web e mobile s=C3=B3 s=C3= =A3o exibidos quando a op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado estiver ativada. Seu men= u de contexto possui a op=C3=A7=C3=A3o Iniciar Projeto par= a compilar as depend=C3=AAncias NPM da aplica=C3=A7=C3=A3o selecionada.
Essa op=C3=A7=C3=A3o tamb=C3=A9m pode ser encontrado no menu do sistema:=
Os arquivos Javascript (*.js
) e Cascading Style Sheets (=
*.css
) das aplica=C3=A7=
=C3=A3o web e mobile s=C3=B3 s=C3=A3o acess=C3=ADveis quando a op=C3=A7=C3=A3o Modo Avan=C3=A7ado estiver
/s=
rc/main/mobileapp/www/index.html
<script>
dentro do =
<body>
.<link rel=3D"stylesheet">
=
dentro do <head>
.
Essa op=C3=A7=C3=A3o do menu de co= ntexto permite gerar recursos a partir das classes do Diagrama de D= ados (destaque 1 da figura 4.4) e Fonte de dados = (destaque 2) localizados na =C3=A1rvore de recursos ou arquivos.
Diagrama de dados - Localiza=C3=A7=C3=A3o: Diagrama de dados/<Namespace>/
.
Fonte de dados - Localiza=C3=A7=C3=A3o: Fonte de Dados/
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Novo relat=C3=B3rio: abre uma janela onde =C3=A9 poss=C3=ADvel selecionar os campos (atr=
ibutos) e definir um nome para o relat=C3=B3rio. Ao final, um relat=C3=B3ri=
o =C3=A9 gerando no diret=C3=B3rio Relat=C3=B3rio (Localiz=
a=C3=A7=C3=A3o: Relat=C3=B3rio/
).
Na janela de propriedades dos arqu= ivos e diret=C3=B3rios =C3=A9 poss=C3=ADvel acessar informa=C3=A7=C3=B5es e= definir algumas caracter=C3=ADsticas sobre o elemento selecionado. Essa op= =C3=A7=C3=A3o =C3=A9 =C3=BAtil quando for necess=C3=A1rio saber o endere=C3= =A7o real de arquivos e diret=C3=B3rios.
A janela de propriedades do arquiv= o ser=C3=A1 acess=C3=ADvel independentemente da configura=C3=A7=C3=A3o do <= a href=3D"#Estruturadearquivos-modo-avancado">Modo Avan=C3=A7ado (= figura 5).
Alguns dos diret=C3=B3rios listado= s quando a op=C3=A7=C3=A3o M= odo Avan=C3=A7ado est=C3=A1 desativada s=C3=A3o v= irtuais, ou seja, n=C3=A3o existem no projeto. Dessa forma, n=C3=A3o =C3=A9= poss=C3=ADvel acessar seu menu de contexto ou propriedade.