Versões comparadas
Chave
- Esta linha foi adicionada.
- Esta linha foi removida.
- A formatação mudou.
Criar novo objeto
Cria um objeto com sua estrutura conforme a entidade, com suas respectivas colunas, selecionada.
Parâmetros de entrada
Os parâmetros do bloco são as colunas selecionadas da entidade.
Retorno
Retorna o objeto.
Compatibilidade
Cliente
Sobre a configuração do bloco
Ao clicar sobre o ícone de engrenagem do bloco, será aberta sua janela de configuração (1 da Figura 1.1). Ao clicar sobre o botão "...", ele abrirá a janela Selecionar Entidade e nela será listada todas as entidades existentes no projeto, no qual onde somente uma deverá ser selecionada (2 da Figura 1.1).
Image Modified
Figura 1.1 - Selecionando entidade para o bloco
Após selecionar a entidade, a janela de Configurar Bloco de Programação irá mostrar todas as colunas pertencentes aquela entidade e as colunas marcadas (destaque da Figura 1.2) irão ser que serão as chaves ser as das propriedades desse objeto.
Figura 1.2 - Selecionando colunas para serem as propriedades do objeto
Após salvar as configurações da janela, as colunas serão apresentadas como parâmetros (Figura 1.3) para o bloco para assim adicionar dados.
Figura 1.3 - Parâmetros para o bloco
Exemplo
O bloco da figura 2.1 irá criar um objeto com as propriedades email, name, password e username com seus os valores vinculados em seus respectivos parâmetros. O objeto será salvo na variável item e o conteúdo da variável será impresso no console do navegador.
Figura 2.1 - Bloco criar novo objeto
Ao vincular o bloco com um evento, o objeto será impresso no console do navegador (Figura 2.2).
Figura 2.2 - Resultado do objeto criado
Sobre objeto
Um objeto, em programação orientada a objetos, é uma instância (ou seja, um exemplar) de uma classe e é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.
Propriedades são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe.
Exemplo: um objeto da classe "Funcionário" teria como propriedade "nome", "endereço", "telefone", "CPF".
O acesso às propriedades de um objeto pode ser feito utilizando a notação de ponto: nomeDoObjeto.nomeDaPropriedade
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Sobre JSON
JSON é um acrônimo de JavaScript Object Notation, no qual o mesmo tem como objetivo fazer a troca de dados de forma simples e rápida em formato compactado. O JSON é composto por chaves e seus respectivos valores.
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