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O Cronapp permite que novos blocos de programação ( cliente ou servidor ) sejam criados . É possível criar esses novos componentes dentro da própria plataforma e de acordo com a necessidade e adicionados na lista de blocos no Editor de Blockly. Dessa forma, é possível criar novas funções para atender as necessidades de cada projeto.

Pré-requisitos

Antes de começar a seguir os passos do tutorial é preciso ter certeza de que se tem um ambiente minimamente preparado para reproduzir o exemplo. Abaixo estão os requisitos principais.

Requisitos:

  1. Projeto do tipo mobile que possua o lado servidor criado. Caso haja dúvidas de como criar esse tipo de projeto acesse o link ( Criar novo projeto );

Visão Geral

Nesse tutorial iremos criar um componente, que obtém a quantidade de itens que uma lista possui, para os blocos uma função de bloco de programação do tipo servidor que obtém uma lista de números e retorna o menor valor.

Passos

Criar pacote 

Criar um novo pacote (Em nosso exemplo o nome do pacote será menorValorLista) que irá conter a classe java referente ao componente. Faz parte da boa prática de desenvolvimento criar diretórios ou arquivos referentes ao bloco de programação do tipo servidor no diretório Códigos Fonte Servidor.

Figura 1 - Criação do pacote

Criar classe java

O pacote criado deve receber um novo arquivo do tipo Java,Pacote > , dessa forma, clique com o botão de contexto no pacote criado e selecione Novo > Java (Figura 2.1). Após selecionada a opção a IDE  

Image Added

Figura 2.1 - Criação da classe java


Após solicitar a criação do arquivo JAVA, o Cronapp irá exibir a tela de escolha do modelo do arquivo. Para o caso da criação decomponentes, o modelo correto é o de arquivo. Selecione a opção Nova Função para Bloco de Programação como pode ser visto na (Figura 2.12). O botão Avançar confirma a seleção do modelo e exibe a tela de definição das informações.

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Figura 2 - Criação da classe java

Image Removed

Figura 2.1 .2 - Escolha do modelo do arquivo

Definir informações do componente

O componente a ser criado pode ter as seguintes informações definidas: Nome da classe, Nome da função, Nome reduzido da função, Descrição da função e Categoria. 

Para finalizar, preencha os campos informados na figura 2.3.

                                                                                                                              

Figura 2.3 - Definindo informações sobre o componente

Informações

bloco

Campos:

titleInformações da função

  • Nome da classe
-
  • : 
MenorValorLista (
  • Define o nome da classe java onde está inserida a função
)
  • .
  • Nome da função
-
  • : 
obterMenorValorLista (
  • Atribui o nome da função
  • que será exibido no Editor de Blockly.
  • Nome reduzido da função
-
  • : 
obMenVaList (
  • Define
um
  • o nome
reduzido
  • para a função
)
  • Java.
  • Descrição da função
- Função que retorna o menor valor contido em uma lista (
  • : Descreve a finalidade da função
)
  • para ser exibido na sua descrição.
  • Categoria
-
  • : 
Obter Valor (Define em qual categoria a função vai aparecer no editor de blocos de programação do tipo servidor) 
  • Define o nome da nova categoria.

As informações preenchidas acima são exibidas posteriormente ao selecionarmos a função criada no editor de blocos de programação servidor (Figura 7).

Alterar

parâmetros do componente(função)

anotações do método

A geração do código base para o componente vem com alguns parâmetros padrõesalgumas anotações padrão, como por exemplo: type, returnType e Var input. Esses valores não são fixos e podem ser alterados. Ver Figura 4.

Informações
titleMais sobre

Atributos dos parâmetros:

  • type - Tipo do parâmetro de entrada da função
  • description - Descrição do parâmetro de entrada da função
  • returnType - Tipo do parâmetro de saída da função 
  • Var input -  Variável do tipo Var de nome input - (O nome da variável pode ser alterado mas indica-se manter seu tipo como Var)

Exemplo de definição do tipo do parâmetro:

type = ObjectType.STRING

  • ???????


Figura 4.1 - Estrutura interna do componente


Utilize ctrl + Espaço para exibir os ObjectTypes disponíveis:

Image Modified

Figura 4.1 2 - Alguns dos tipos de parâmetro que podem ser utilizados

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Figura 4.2 3 - Alguns dos métodos contidos em uma instância de um objeto do tipo Var 

Adicionar código 

Primeiramente, devemos alterar os tipos de dados atuais para list e além disso devemos acrescentar algumas informações sobre o parâmetro no código:


Bloco de código
languagejava
titleCódigo padrão
@CronapiMetaData(type = "function", name = "obterMenorValorLista", description = "Função que retorna o menor valor contido em uma lista")
public static String obMenVaList(@ParamMetaData(description = "Parâmetro: Descrição do parâmetro") String input) throws Exception {

		return "Input " + input;
	
}


Bloco de código
languagejava
titleCódigo Alterado
@CronapiMetaData( type = "function", name = "obterMenorValorLista", description = "Função que retorna o menor valor contido em uma lista" )
public static Var obMenVaList( @ParamMetaData( type = ObjectType.LIST, ,description = "Lista: lista que será passada para a função") Var list) throws Exception {


    
}


Após a adequação dos parâmetros,o código referente a funcionalidade pode ser adicionado ao corpo da função. Nesse exemplo, o código que retorna o menor valor contido em uma lista é o seguinte:


Bloco de código
languagejava
themeEclipse
firstline1
titleExemplo
linenumberstrue
		Optional<Var> opt = list.getObjectAsList().stream().min(Comparator.comparingLong(Var::getObjectAsLong));
		return opt.get();


Image ModifiedFigura 5 - Código adicionado ao corpo da função referente a funcionalidade do componente



Aviso
titleCódigo apontando erro

Caso seja apontado algum erro em algum temo do código, clique no termo e aperte " CRTL + . (ponto) " e após isso aparecerá uma lista com o comando importar biblioteca. Clique no comando referente a primeira biblioteca que aparece na lista. (Repita isso para todos os termos que estão grifados como erro e caso não funcione verifique se o termo não foi digitado errado)

Acessar a função 

O último passo após a inserção do código no componente é a visualização desta função como disponível para utilização no bloco de programação. Primeiro devemos recarregar o projeto para que a nossa função seja carregada.

Figura 6 - Recarregar projeto


Figura 6.1 - Função sendo exibida em sua respectiva categoria no bloco de programação

 

Exibição de informações 

É possível visualizar as informações definidas durante o desenvolvimento da função passando-se o ponteiro do mouse sobre o componente (Figura 7).

  

 Figura 7 - Exibição das informações da função


Testando a função

Agora vamos testar a função que desenvolvemos nesse tutorial. Para isso foi criado um bloco ( do tipo servidor) que cria uma lista com 3 valores inteiros e pega o menor valor dessa lista e exibe na tela, após isso foi criado um botão que chama esse bloco e exibe o resultado na tela conforme as imagens abaixo ( Figura 8 e 8.1)


 Figura 8 - Bloco que exibe o menor valor da lista

 Figura 8.1 - Menor valor da lista exibido na tela


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