A função abaixo (Figura 1) recebe o bloco Executar Assíncrono, o qual executa os Comandos contidos na função de forma assíncrona ao fluxo de execução normal da aplicação.
Figura 1 - Bloco Executar Assíncrono
Após a função ser atribuída ao eventoAo Clicarde um componentebotão, verifique no console (Figura 2), que o retorno não esta em sequência, isso acontece pois enquanto a função imprime os valores "1" e "3", o retorno do valor 2 foi executado de maneira assíncrona, sem atrapalhar a execução dos outros blocos.
Figura 2 - Retorno da função no console do navegador
Sobre a execução de comandos assíncronos
Durante o processo de desenvolvimento de uma aplicação, pode ocorrer a situação onde exista a necessidade de realizar o processamento de uma tarefa de forma mais intensa, fazendo com que a aplicação sofra perda de desempenho, consequentemente passando para o usuário a sensação de lentidão ou "congelamento" da aplicação.
Para esses casos, é possível realizar uma chamada de método assíncrono. Esses métodosretornam de forma imediata para que o programa possa realizar outras operações enquanto o método chamado conclui o seu trabalho.
Assíncrono no JavaScript
O JavaScript é uma linguagem de encadeamento único e não trabalhar com Threads, ou seja, é síncrona. Porém, graças ao motor Javascript (V8, Spidermonkey, JavaScriptCore, etc ...) que uma possui API Web para tratar dessas tarefas em segundo plano, a pilha de chamadas reconhece funções da API da Web, as entrega para serem manipuladas pelo navegador e depois que essas tarefas são concluídas pelo navegador, elas retornam e são colocadas na pilha como um retorno de chamada. Clique aqui para mais detalhes.