Utilize este bloco para enviar um jogo para um usuário. Para mais informações, acesse a documentação oficial.
Figura 1 - Bloco Enviar Jogo
Compatibilidade
- Bloco servidor: cronapp.framework.telegram.BotOperations.sendGame()
Retorno
Retorna um objeto JSON contendo informações do bot, cliente e do jogo enviado.
Características do bloco
Para utilizar este bloco, precisamos adicionar um jogo ao bot que será irá interagir com o usuário. Para isso, precisamos utilizar o @BotFather. Para mais informações sobre games no Telegram, acesse a documentação oficial.
Após iniciar a conversa com o bot, digite /newgame
. Uma mensagem de texto será exibida informando que será necessário aceitar os termos de uso antes de prosseguir. Passe o mouse no botão indicado pelo destaque 1 da figura 2 e, em seguida, clique em "OK".
Figura 2 - Mensagem informando sobre os termos de uso
Ao fazer isso, os termos de uso serão exibidos, leia-os atentamente e, se concordar, clique em "Accept".
Figura 2.1 - Aceitando os termos de uso
Após isso, o BotFather dará instruções para finalizar a criação do jogo. Informe o nome do bot que receberá o jogo, o nome do jogo, uma descrição e faça o upload de uma foto que representará o jogo. Importante, não envie como imagem, escolha a opção de envio "Photo or Video".
Figura 2.2 - Criando o jogo
Também é possível utilizar um arquivo GIF para representar o jogo, caso queira, do contrário, clique em /empty. Por fim, escolha o nome do jogo, este nome será utilizado no terceiro parâmetro do bloco Enviar jogo.
Figura 2.3 - Jogo criado
Parâmetros
Bot Token
Parâmetro obrigatório. Chave de acesso exclusiva que identifica o seu bot junto à API do Telegram.
Chat Id
Parâmetro obrigatório. ID do usuário que receberá o jogo. Para obter o id dos usuários que se comunicaram com o bot, utilize o bloco Obter Atualizações / Get Updates.
- Posição: 2
- Inglês: Chat Id
- Tipo: Texto / String
Exemplo: "1235862828"
Nome abreviado do jogo
Nome abreviado do jogo, serve como identificador exclusivo do jogo, deve conter de 3 à 30 caracteres, sendo eles a-z, A-Z, 0-9 e _, não pode haver espaço em branco.
- Posição: 3
- Inglês: Game short name
- Tipo: Texto / String
Exemplo: "JogoDoCronapp"
Exemplo
No exemplo da figura abaixo, estamos enviando um jogo para um usuário específico, identificado através dos parâmetros passados no bloco. Os dados do jogo podem ser observados no retorno da função, impresso no console do depurador.
Figura 3 - Função que envia um jogo para um usuário
O resultado da execução pode ser observado na figura abaixo.
Figura 3.1 - Jogo enviado ao usuário