- Created by Igor Andrade, last modified on 24/05/2022
Conectar-se a Websocket
Conecta em um servidor WebSocket.
Retorno
Retorna um objeto com a referência da conexão.
Parâmetros de Entrada
Nome | Tipo | Doc |
---|---|---|
Parâmetro 1 | Texto | Endereço do servidor WebSocket. A URL deve iniciar sempre com "wss:// ". |
Parâmetro 2 | Entrada de comando | Executa ações após estabelecer uma conexão com o servidor. A variável "item" dessa entrada de comando retorna algum dado enviado pelo servidor após o sucesso da conexão. |
Parâmetro 3 | Entrada de comando | Executa ações após receber as mensagens do servidor. A variável "item" dessa entrada de comando exibe as mensagens enviadas pelo servidor. |
Parâmetro 4 | Entrada de comando | Executa ações quando ocorrer um erro. A variável "item" dessa entrada de comando exibe a mensagem de erro enviado pelo servidor. |
Compatibilidade
Servidor
Exemplo
No exemplo abaixo estamos utilizando o serviço do PieSocket que possui um servidor WebSocket de testes e uma ferramenta de envio de mensagem que dispara a mensagem enviada para todos os clientes conectados ao servidor.
A função da figura 1 conecta-se a um servidor e gera um objeto com a referência da conexão na variável "ws", o conteúdo dessa variável será usado nos blocos Enviar Mensagem por Websocket e Fechar Websocket.
Figura 1 - Bloco que inicia a conexão e aguarda as mensagens do servidor
Feita a conexão, o bloco Conectar-se a WebSocket fica aguardando a resposta do servidor para executar as ações definidas nas entradas de comando do bloco:
- Servidor: endereço do servidor, neste exemplo estamos utilizando o PieSocket.
- Ao Conectar: após o sucesso da conexão, o bloco Enviar Mensagem por Websocket é chamado para enviar para o servidor o texto contido na variável "msg".
- Ao Receber Mensagem: toda mensagem recebida do servidor executará essa entrada de comando. Neste exemplo estamos imprimindo no console todas as mensagens recebidas até que o conteúdo da mensagem seja "Fechar", aí o bloco Fechar Websocket será chamado e fechará a conexão com o servidor.
- Ao Apresentar Erro: se um erro ocorrer, o usuário será notificado do erro.
A ferramenta do PieSocket dispara a mensagem enviada para todos os clientes conectados ao servidor.
Após a conexão, a mensagem contida na variável "msg" é disparada e exibida na ferramenta do PieSocket (Figura 1.1). Em seguida, digitamos 3 mensagens através do chat do PieSocket (Figura 1.1): "Mensagem do Servidor para o cliente.", "Fechar" e "Olá".
Figura 1.1 - Ferramenta de envio de mensagem do PieSocket
No console (Figura 1.2) temos 3 mensagens. A primeira é o retorno da mensagem enviado na entrada de comando Ao Conectar (Figura 1), o PieSocket sempre retorna a mensagem enviada, e as outras 2 foram digitadas usando a ferramenta do PieSocket (Figura 1.1). Perceba que após receber a mensagem "Fechar", o bloco Fechar Websocket foi chamado e encerrou a conexão.
Figura 1.2 - Mensagens recebidas do servidor PieSocket
Saiba mais
O Web Socket é um protocolo de conexão que cria uma conexão contínua entre um servidor Web Socket e um cliente, dessa forma, a comunicação se torna mais rápida, visto que não é necessário iniciar e fechar uma conexão sempre que uma mensagem for enviada para o servidor. A tecnologia WebSocket é muito utilizado em aplicativos de conversas (chat) e jogos online.
- No labels