Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Variável é um local reservado na memória para guardar alguma informação e pode ser obtida ou alterada até perder sua referência. Toda variável possuem dois blocos na categoria Variáveis: o bloco obter variável e o bloco atribuir.


Figura 1 - Variável com o nome "x" obtendo um valor e passando o valor (blocos azuis)


Criando uma variável

Para criar uma variável, basta ir na categoria Variável e clicar em Criar variável para abrir sua a janela de criação, onde é possível definir um nome e o tipo.


Image Modified

Figura 2 - Janela de criação de variável

Tipo da variável

No momento de criar uma variável, ela, por default, é dinâmica e aceita qualquer tipo: Inteiro, texto, boleano etc. No entanto, ela pode ser do tipo entidade e, O Cronapp possui um tipo de variável chamado Dinâmico que aceita todos os tipos primários (inteiro, booleano, texto etc), arrays, objetos e mais. Esse tipo pode ser usado tanto nos blocos de programação cliente (JavaScript) quanto nos blocos de programação servidor (Java). No entanto, as variáveis podem ser do tipo entidade ao selecionar uma entidade através do botão "..." , seleciona qual entidade para ser o tipo dessa variável(Figura 3).


Image Modified

Figura 3 - Adicionando a entidade que será o tipo da variável

Blocos gerados

Após criar a uma variável, dois blocos são gerados:  definir para e o retorno da variável. Todas as variáveis são locais e você consegue acessá-las na aba de variáveis independentemente de qual função você esteja.

Image Removed

Figura 4 - Blocos gerados após criar a variável

Informações
titleEvite variáveis globais

Atribuir variável (definir para) e Obter variável (retorno). Toda variável é criada com escopo local e ao arrastar uma variável criada em outra função, será gerado uma nova variável com escopo local e mesmo nome na segunda função.

Variável com escopo global não é considerado uma boa prática de programação, já que pode criar

Se você manipula uma variável declarada globalmente, o valor permanece e pode não ser o que você deseja, criando

efeitos colaterais e bugs difíceis de serem localizados. Porém, caso necessário utilize os blocos de escopo (JavaScript) e Sessão (Java).


Image Added

Figura 4 - Blocos gerados após criar a variável


Manipulação da

Ajustes para uma

variável

Ao clicar sobre a caixa de seleção da variável, é possível fazer alguns ajustes:

Figura 5.1 - Ajustes que podem ser feitos ao clicar na variável

  • Pode fazer Alterar a trocar de uma variável por outravariável usada pelo bloco;
  • Pode renomear Renomear a variável;Pode deletar a variável
  • Deletar da lista de variáveis criadas.

Parâmetros da função

Os parâmetros de uma função serão obtidos dentro da categoria variável;.


Image Modified

Figura 5.2 - Atribuindo variáveis como  Acesso aos parâmetro da função

Image Removed

Figura 5.3 - Variáveis de obter e atribuir Geradas a partir dos parâmetros passados anteriormenteatravés da categoria Variáveis

Variável de escopo

A variável de escopo é responsável por criar uma variável que pode ser usada por outras funções e outros blocos, contanto que ele seja executado no mesmo formulário. Esse bloco só está disponível para blocos cliente - ou seja, para linguagem JSclientes (JavaScript).


Image Modified

Figura 6.1 - Criando variável de escopo


Image Modified

Figura 6.2 - Utilizando a Obtendo o conteúdo da variável em outra função

Image Removed

Figura 6.3 - Utilizando a variável em outro arquivo blockly


Campos de Sessão

Para os blocos Servidor (Java) é possível utilizar a Sessão. Uma sessão pode se referir ao conteúdo, local ou variável de armazenamento temporário das informações úteis de um usuário. Essa informação é individual e se mantém armazenada durante a interação do usuário com a aplicação. Para saber mais sobre os campos de sessão, acesse sua documentação.

Paineltitle

Nessa página

Índice