Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Enviar Mensagem por Websocket

Envia uma mensagem de texto para um servidor websocket, cuja conexão foi estabelecida com a função Conectar-se a Websocket.

Parâmetros de Entrada

NomeTipoDoc
Parâmetro 1ObjetoObjeto com a referência de conexão criada com a função Conectar-se a Websocket.
Parâmetro 2Entrada de comandoMensagem que será enviada para o Servidor WebSocket.

Compatibilidade

Image Removed ClienteImage Added Servidor

Exemplo

Após estabelecer uma conexão com o uso do bloco Conectar-se a Websocket (ver o exemplo da documentação) e criar uma variável de escopo contendo o objeto de referência da conexão, a função abaixo é chamada para enviar uma mensagem ao servidor WebSocket (Figura 1). No primeiro parâmetro (Websocket), estamos passando a variável de escopo que contém o objeto de conexão, já no segundo (Mensagem), estamos passado o texto obtido do componente Entrada de texto "Minha mensagem" (Figura 1.1).

O bloco Alterar valor do campo é utilizado apenas para incluir a mensagem enviada em uma nova linha do componente Área de Texto da tela.

Image Removed

No exemplo abaixo estamos utilizando o serviço do PieSocket que possui um servidor WebSocket de testes e uma ferramenta de envio de mensagem que dispara a mensagem enviada para todos os clientes conectados ao servidor.

A função da figura 1 conecta-se a um servidor e gera um objeto com a referência da conexão na variável "ws", o conteúdo dessa variável será usado no bloco Enviar Mensagem por Websocket.


Image Added

Figura 1 - Enviando uma mensagem a um servidor WebSocket


Após digitar um texto no campo "Minha mensagem" e clicar em "Enviar" (Figura 1.1), a função da figura 1 é chamada e a mensagem é enviada para o servidor WebSocket de testes PieSocket através do Após o sucesso da conexão, o bloco Enviar Mensagem por Websocket (Figura 1.2).

Image Removed

Figura 1.1 - Tela que chama a função de Enviar mensagem

No campo de chat da figura 1.1 são exibidos 2 mensagens iguais, a primeira é exibida por conta do bloco Alterar valor do campo (Figura 1) e a segunda é do próprio servidor do PieSocket, que após receber uma mensagem, retorna a mesma mensagem (Figura 1.2).

Image Removed

é chamado na entrada de comando Ao Conectar do bloco Conectar-se a Websocket e envia para o servidor o texto contido na variável "msg" (Figura 1.1).


Image Added

Figura 1.1 - Mensagem enviada pelo bloco Enviar Mensagem por WebsocketFigura 1.2 - Mensagem recebida pelo servidor WebSocket

Saiba mais

O Web Socket é um protocolo de conexão que cria uma conexão contínua entre um servidor Web Socket e um cliente, dessa forma, a comunicação se torna mais rápida, visto que não é necessário iniciar e fechar uma conexão sempre que uma mensagem for enviada para o servidor. A tecnologia WebSocket é muito utilizado em aplicativos de conversas (chat) e jogos online.