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Introdução

Variável é um local reservado na memória para guardar informação que poderá ser utilizada em algum momento. O bloco variável na IDE a traz em duas maneiras, através do bloco de definição e de retorno.

Figura 1 - Blocos da variável (definida na cor azul)

Criando uma variável

Para criar uma variável, basta ir em variável e clicar em criar variável, para abrir sua janela de criação.

Figura 2 - Janela de criação de variável

Tipo da variável

No momento de criar uma variável, ela, por default, é dinâmica. No entanto, ela pode ser do tipo entidade e, através do botão "...", seleciona qual entidade para ser o tipo dessa variável.

Figura 3 - Adicionando a entidade que será o tipo da variável

Blocos gerados

Após criar a variável, dois blocos são gerados: definir para e o retorno da variável. Todas as variáveis são locais e você consegue acessá-las na aba de variáveis independentemente de qual função você esteja.

Figura 4 - Blocos gerados após criar a variável


Evite variáveis globais

Se você manipula uma variável declarada globalmente, o valor permanece e pode não ser o que você deseja, criando efeitos colaterais e bugs difíceis de serem localizados.

Ajustes para uma variável

Ao clicar sobre a variável, é possível fazer alguns ajustes:

Figura 5.1 - Ajustes que podem ser feitos ao clicar na variável

  • Pode fazer a trocar de uma variável por outra;
  • Pode renomear a variável;
  • Pode deletar a variável.

Parâmetros

Os parâmetros de uma função serão obtidos dentro da categoria variável;

Figura 5.2 - Atribuindo variáveis como parâmetro da função


Figura 5.3 - Variáveis de obter e atribuir Geradas a partir dos parâmetros passados anteriormente

Variável de escopo

A variável de escopo é responsável por criar uma variável que pode ser usada por outras funções e outros blocos, contanto que ele seja executado no mesmo formulário. Esse bloco só está disponível para blocos cliente - ou seja, para linguagem JS.

Figura 6.1 - Criando variável de escopo


Figura 6.2 - Utilizando a variável em outra função


Figura 6.3 - Utilizando a variável em outro arquivo blockly

Campos de Sessão

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