Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 14 Próxima »

Variável é um local reservado na memória para guardar alguma informação e pode ser obtida ou alterada até perder sua referência. Toda variável possui dois blocos na categoria Variáveis: o bloco obter variável e o bloco atribuir variável.


Figura 1 - Variável com o nome "x" obtendo um valor e passando seu valor para retorno da função (blocos azuis)


Criando uma variável

Para criar uma variável, basta ir à categoria Variável e clicar em Criar variável para abrir a janela de criação, nela é possível definir um nome e informar o tipo.


Figura 2 - Na janela de criação de variável é possível definir o nome e o seu tipo


O Cronapp possui um tipo de variável chamado Dinâmico que aceita todos os tipos primários (inteiro, booleano, texto etc), arrays, objetos e mais. Esse tipo pode ser usado tanto nos blocos de programação cliente (JavaScript) quanto nos blocos de programação servidor (Java).

Você pode definir uma entidade para uma variável (Figura 2), assim, ao usar blocos como Obter Campo do Objeto, será possível selecionar um atributo dessa entidade. Na figura 3 estamos passando a variável usuário e seu tipo é a entidade User (<app.entity.User>), dessa forma o bloco Obter campo de consegue identificar e exibir quais os atributos existentes nessa entidade. 


Figura 3 - Adicionando a entidade que será o tipo da variável

Blocos gerados

Após criar uma variável, dois blocos são gerados: atribuir variável (definir para), que permite alimentar ou atualizar uma variável e o bloco obter variável (retorno), onde é possível obter seu valor. Toda variável é criada com escopo local, ao arrastar uma variável criada em uma função para outra, será gerado uma nova variável com escopo local e mesmo nome na segunda função.

Variável com escopo global não é considerado uma boa prática de programação, já que pode criar efeitos colaterais e bugs difíceis de serem localizados. Porém, caso necessário utilize os blocos de escopo (Cliente) e Sessão (Servidor).


Figura 4.1 - Blocos gerados após criar a variável


Obter bloco complementar

No menu de contexto dos blocos atribuir variável (definir para) possui a opção para criar o bloco obter variável (retorno) da mesma variável e vice-versa, não sendo necessário acessá-los na categoria Variáveis.

Figura 4.2 - Também é possível obter o bloco complementar de uma variável através do menu de contexto


Manipulação da variável

Ao clicar sobre a caixa de seleção da variável, é possível fazer alguns ajustes:


Figura 5 - Ajustes que podem ser feitos ao clicar na variável


  • Alterar entre as variáveis já criadas
  • Renomear a variável e adicionar um tipo;
  • Deletar a variável da lista de variáveis criadas.

Parâmetros da função

Os parâmetros de uma função serão obtidos dentro da categoria variável.


Figura 6 - Acesso aos parâmetro da função através da categoria Variáveis

Variável de escopo

A variável de escopo é responsável por criar uma variável que pode ser usada por outras funções e outros blocos, contanto que ele seja executado no mesmo formulário. Esse bloco só está disponível para blocos clientes (JavaScript).


Figura 7.1 - Criando variável de escopo


No exemplo da figura 7.1 estamos criando uma variável de escopo chamada "nome" na "Função 1" e obtendo seu conteúdo em outra função na figura 7.2.


Figura 7.2 - Obtendo o conteúdo da variável em outra função


Valor da sessão

Para os blocos Servidor (Java) é possível utilizar a Sessão. Uma sessão pode se referir ao conteúdo, local ou variável de armazenamento temporário das informações úteis de um usuário. Essa informação é individual e se mantém armazenada durante a interação do usuário com a aplicação. Para saber mais sobre os campos de sessão, acesse sua documentação.

Nessa página



  • Sem rótulos