- Criado por Thalina Edington Vieira, última alteração em 26/07/2021
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Função
É um componente Chat é utilizado para criar
Figura 1 - Exemplo do componente rodando no simulador
Principais propriedades
Na tabela abaixo estão descritas as principais propriedades para o funcionamento básico do componente.
Nome | Propriedade | Função |
---|---|---|
Id do usuário do chat | chat-user-id | Identificador exclusivo para o usuário do chat. |
Nome do usuário do chat | chat-username | Responsável por atribuir nome ao usuário. |
Imagem do usuário do chat | chat-user-image | Atributo que atribui imagem ao usuário. |
Identificador | id | Atributo que especifica um ID exclusivo para o componente. Por padrão um id é gerado automaticamente e atribuído ao componente. |
Configuração
Crie ou abra um formulário Mobile, arraste o componente Chat e solte-o na área de edição.
Figura 2.1 -
Clique no componente Chat e, na aba de Propriedades, insira um Nome de usuário do chat e uma Imagem do usuário do chat. Esses serão os campos relacionados ao usuário. Altere também nome do Identificador do componente. Por fim, salve o formulário.
Figura 2.2. -
Crie um bloco de programação do tipo Mobile com a função IniciarChat e vincule o formulário, conforme os passos abaixo.
Figura 2.3 -
- Clique no ícone de engrenagem para acessar a Configuração dos tipos de regras;
- Em seguida, clique em "..." do campo Formulário de Referência;
- Selecione o formulário Mobile onde o Chat se encontra, clique em Selecionar e depois em Salvar.
Após vincular o formulário, configure o bloco Renderizar Mensagem. Siga os passos abaixo.
Figura 2.4 -
- Arraste o bloco Renderizar Mensagem (categoria Chat) para dentro da função;
- Selecione o nome atribuído para o Chat no parâmetro Identificador;
- Em Mensagem de Texto, insira a mensagem que será apresentada ao usuário ao iniciar o componente;
- No parâmetro Usuário do Chat, insira o bloco Usuário do Chat. Digite Id, Nome e URL da imagem do usuário. Esses bloco está relacionado ao robô, responsável por fornecer informações.
Vá até à categoria Funções, arraste um bloco Para e crie a função ResponderUsuario. Clique na engrenagem da função, arrastre o bloco nome da entrada para dentro do bloco entradas e altere o nome da entrada para mensagem.
Figura 2.5 -
Em seguida, configure o bloco. Siga os passos abaixo.
Figura 2.6 -
- Arraste o bloco Se faça (categoria Lógica) para dentro da função;
- Na condição Se, vincule o bloco de Operações relacionais contendo:
- O bloco Obter Propriedade com a variável mensagem no campo Objeto e a Propriedade texto;
- O símbolo de igual (=);
- E o número 1.
- Insira o bloco Renderizar mensagem, configure da mesma forma que a Figura 2.4.
- Exceto no campo Mensagem de Texto, que deverá conter a resposta para quando o usuário digitar a opção 1.
Repita os passos da Figura 2.6, incluindo-os abaixo do bloco Se faça. No entanto, o número será alterado para 2 (item 2c da Figura 2.6) e a Mensagem de Texto (item 3a) para a resposta quando usuário digitar a opção 2.
Figura 2.7 -
Abra novamente o formulário Mobile, clique no componente Chat e, na aba Eventos, configure os eventos
Figura 2.8 -
Salve tudo, rode o projeto e abra no Navegador [Mobile] ou Simulador.
Figura 2.9 -
Nome em inglês
Chat
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Compatibilidade
- Formulário mobile
Equivalente web
Não possui.
Botão do Componente
Imagem no Editor Visual
- Sem rótulos