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Função

É um componente Chat é utilizado para criar


Figura 1 - Exemplo do componente rodando no simulador

Principais propriedades

Na tabela abaixo estão descritas as principais propriedades para o funcionamento básico do componente.

NomePropriedadeFunção
Id do usuário do chatchat-user-idIdentificador exclusivo para o usuário do chat.
Nome do usuário do chatchat-usernameResponsável por atribuir nome ao usuário.
Imagem do usuário do chatchat-user-imageAtributo que atribui imagem ao usuário.
Identificador

id

Atributo que especifica um ID exclusivo para o componente. Por padrão um id é gerado automaticamente e atribuído ao componente.

Configuração

Crie ou abra um formulário Mobile, arraste o componente Chat e solte-o na área de edição.



Figura 2.1 -


Clique no componente Chat e, na aba de Propriedades, insira um Nome de usuário do chat e uma Imagem do usuário do chat. Esses serão os campos relacionados ao usuário. Altere também nome do Identificador do componente. Por fim, salve o formulário.



Figura 2.2. - 


Crie um bloco de programação do tipo Mobile com a função IniciarChat e vincule o formulário, conforme os passos abaixo.



Figura 2.3 - 


  1. Clique no ícone de engrenagem para acessar a Configuração dos tipos de regras;
  2. Em seguida, clique em "..." do campo Formulário de Referência;
  3. Selecione o formulário Mobile onde o Chat se encontra, clique em Selecionar e depois em Salvar.


Após vincular o formulário, configure o bloco Renderizar Mensagem. Siga os passos abaixo.



Figura 2.4 - 


  1. Arraste o bloco Renderizar Mensagem (categoria Chat) para dentro da função;
  2. Selecione o nome atribuído para o Chat no parâmetro Identificador;
  3. Em Mensagem de Texto, insira a mensagem que será apresentada ao usuário ao iniciar o componente;
  4. No parâmetro Usuário do Chat, insira o bloco Usuário do Chat. Digite Id, Nome e URL da imagem do usuário. Esses bloco está relacionado ao robô, responsável por fornecer informações.


Vá até à categoria Funções, arraste um bloco Para e crie a função ResponderUsuario. Clique na engrenagem da função, arrastre o bloco nome da entrada para dentro do bloco entradas e altere o nome da entrada para mensagem.


Figura 2.5 - 


Em seguida, configure o bloco. Siga os passos abaixo.



Figura 2.6 - 


  1. Arraste o bloco Se faça (categoria Lógica) para dentro da função;
  2. Na condição Se, vincule o bloco de Operações relacionais contendo:
    1. O bloco Obter Propriedade com a variável mensagem no campo Objeto e a Propriedade texto;
    2. O símbolo de igual (=);
    3. E o número 1.
  3. Insira o bloco Renderizar mensagem, configure da mesma forma que a Figura 2.4.
    1. Exceto no campo Mensagem de Texto, que deverá conter a resposta para quando o usuário digitar a opção 1.


Repita os passos da Figura 2.6, incluindo-os abaixo do bloco Se faça. No entanto, o número será alterado para 2 (item 2c da Figura 2.6) e a Mensagem de Texto (item 3a) para a resposta quando usuário digitar a opção 2.



Figura 2.7 - 


Abra novamente o formulário Mobile, clique no componente Chat e, na aba Eventos, configure os eventos 



Figura 2.8 - 


Salve tudo, rode o projeto e abra no Navegador [Mobile] ou Simulador.



Figura 2.9 - 

Nome em inglês

Chat


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Compatibilidade

  • Formulário mobile

Equivalente web

Não possui.


Botão do Componente


Imagem no Editor Visual

  • Sem rótulos