Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 15 Próxima »

Veremos aqui como testar sua aplicação no simulador do Xcode ou em um dispositivo móvel da Apple e os passos necessários para publicar na loja virtual Apple Store.

Nesse tutorial quase não iremos trabalhar com o Cronapp, pois estamos considerando que a aplicação já está desenvolvida. Mostraremos como configurar e exportar seu projeto do Cronapp para o Xcode, os passos necessários para testar sua aplicação diretamente em um device da Apple e as configurações no portal developer para a publicação de sua aplicação.

Pré-requisitos para o tutorial

Antes de começar a seguir os passos do tutorial é preciso ter certeza de que se tem um ambiente minimamente preparado para reproduzir o exemplo. Abaixo estão os requisitos principais.

Requisitos:

  1. Projeto do tipo mobile criado. Caso haja dúvidas de como criar esse tipo de projeto acesse o link ( XXXX );
  2. Possuir uma ID da Apple. Caso não tenha, crie uma em https://appleid.apple.com/account.
  3. Possuir um computador da Apple com Xcode instalado;
  4. Para publicar a aplicação é necessário possuir uma conta de desenvolvedor. Veja mais detalhes sobre as contas, diferenças e preços em https://developer.apple.com/support/compare-memberships/

 

Observação

Para esse tutorial usamos o macOS Mojave (versão 10.14.4) e Xcode versão 10.2.

Requisitos para publicação

As aplicações submetidas para distribuição na loja da Apple passam por uma análise e é necessário está ciente sobre alguns requisitos para evitar que seu projeto seja rejeitado. Recomendamos fortemente que você leia as Diretrizes de Revisão da App Store, citamos abaixo alguns pontos:

  1. A aplicação iOS deve passar por testes de falha;
  2. É proibido o uso de APIs privadas;
  3. Seu projeto não pode ser um clone ou idêntico aos aplicativos nativos pré-instalados no iPhone;
  4. É necessário integrar o recurso de compra In-app, mesmo que sua aplicação seja totalmente gratuita;
  5. Câmera e microfone só podem ser usados com permissão do usuário e
  6. Seu aplicativo deve usar apenas arte própria para o design. Caso seja de terceiros, é necessário ter permissão de uso.

Configuração e exportação do Cronapp

Configurações

Com seu projeto mobile aberto no Cronapp, vamos realizar algumas configurações necessárias para exportar e rodar no Xcode.

No menu do sistema, acesse Dispositivos móveis > Configurações e acesse a aba Aplicativo na Janela que abrir.

Figura 1.1 - Configurações dos dispositivos móveis

 

  1. Pacote ID: define o Id da sua aplicação, esse identificador deverá ser único na loja da Apple. Por isso, normalmente usamos o domínio da empresa de forma invertida e o nome da aplicação no final;
    Ex: br.com.nome_da_empresa.nome_do_aplicativo
  2. Nome: nome da aplicação;
  3. Descrição: pequena descrição da aplicação;
  4. Informações do desenvolvedor: campos que definem e-mail, site e nome do autor da aplicação;
  5. Versão: define a versão atual da aplicação;
  6. Tipo de Compilação
    • debug: os dados serão salvos apenas para a versão de testes da aplicação;
    • release: os dados serão salvos para uma nova versão que será lançada na loja;
  7. Ícone: define o ícone que será usado na aplicação. Recomendamos o uso de uma imagem com resolução 1024 x 1024 px;
  8. Abertura: define a imagem que é usada na abertura da aplicação; Recomendamos que a imagem tenha uma resolução de 2732 x 2732 px;
  9. URL Back-end: indica a URL do servidor da sua aplicação.

 

Observação

No campo 9 da Figura 1.1 estamos usando a URL de debug gerado pelo Cronapp. Lembramos que esse endereço é temporário e poderá ser alterado se você parar e executar novamente o servidor da aplicação no Cronapp, Caso isso ocorra, será necessário adicionar a nova URL e recompilar a aplicação.

Após finalizar as configurações, clique no botão Salvar.

Compilação

Após realizar as configurações na etapa anterior, vamos compilar o projeto. Ou melhor, na prática o que o Cronapp faz é compactar o projeto de modo que possa ser aberto pelo Xcode no Mac, pois a Apple só permite compilar as aplicações que rodam em suas plataformas através da sua própria IDE.

Acesse Dispositivos móveis > Compilar > IOS e selecione debug ou release. A diferença entre os dois modos está na presença da assinatura digital, que deve ser cadastrada previamente na aba IOS das configurações dos Dispositivos móveis. Caso o Cronapp não encontre a assinatura digital, será gerada sem a mesma, ou seja, será gerado um debug.

 

Figura 1.1 -  Gerando a aplicação IOS no Cronapp

Após exibir a mensagem "Sua aplicação foi gerada com Sucesso!", clique em Baixar para iniciar o download e descompacte o arquivo em algum diretório.

Como fazer?

Os passos a seguir terão que ser feito obrigatoriamente em um computador da Apple com o Xcode instalado. O Xcode é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para criar aplicativos para Mac, iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV.

Verifique se o seu Xcode não está desatualizado, caso esteja é provável que você não consiga compilar seu projeto. Para esse tutorial estamos usando a versão 10.2 do Xcode.

Os passos para simular a aplicação no Xcode é bem simples, porém para testar em um dispositivo móvel ou publicar na loja dá Apple é um pouco mais complexo, por conta das configurações necessárias no portal da Apple. Mas não se preocupe, mostraremos tudo passo a passo.

Simulação no Xcode

  1. Abrindo o projeto no Xcode;
  2. Simulando a aplicação no Xcode.

Testar em Dispositivo Apple

  1. d

Abrindo o projeto no Xcode

Abra o Xcode, selecione a opção Open another project... (item 1 da figura 1.1) e selecione o diretório descompactado com o projeto que geramos no Cronapp.

Figura 1.1 -  Abrindo novo projeto no Xcode

 

O Xcode solicitará uma autorização para abrir o projeto, confirme. (Figura 1.2)

Figura 1.2 -  Confirmação ao abrir projeto baixado da internet

Simulando a aplicação no Xcode

Com o projeto aberto, selecione qual o modelo do Iphone que deseja simular (1) e rode a aplicação (2).

Figura 1.3 -  Iniciando a aplicação no simulador

 

O simulador irá iniciar o iOS e abrir automaticamente o aplicativo. (Figura 1.4)

Observação

Lembramos que o servidor da aplicação deve está rodando para conseguir logar e acessar a aplicação, caso contrário aparecer uma mensagem de erro dentro da aplicação do Cronapp.

 

Figura 1.4 -  Executando a aplicação no simulador

Obtendo o UDID do seu dispositivo móvel

O UDID é um acrônimo para Unique Device ID (ou identificador único do dispositivo) e se trata de uma combinação alfanumérica única de 40 dígitos específico para os dispositivos com iOS da Apple, seja ele um iPhone, iPad ou iPod touch. O UDID é uma criptografia SHA-1 calculada através da composição do número Serial, IMEI, wifiMac e bluetoothMac do aparelho.

A forma mais simples de obter o UDID é pelo iTunes. Por isso conecte o dispositivo via cabo USB no mac e o iTunes solicitará acesso ao dispositivo, dê a permissão (Figura 1.5).

 

Figura 1.5 -  Após conectar o itunes pedirá permissão de acesso no dispositivo

 

Com o iTunes aberto, selecione o botão destacado na figura 1.6 para exibir as informações do dispositivo.

Figura 1.5 -  Acessando a área de informações do aparelho

 

No menu lateral, clique na opção Resumo (1) para abrir a área exibida na figura 1.6 e clique no campo abaixo do Número de telefone (área 2, destacada na figura ) para exibir o UDID. A cada clique nesse é exibido uma informação nova, variando entre UDID, número serial e outras informações.

Copie o UDID, pois usaremos para cadastrar o dispositivo na lista de permissões de acesso para testar a aplicação . 

Figura 1.6 -  Obtendo UDID pelo iTunes

 

Portal developer da Apple

O portal de desenvolvimento da Apple possui vários recursos para o desenvolvimento na plataforma. Usaremos o portal como configurar os IDs, certificados, gerar profiles e cadastrar um dispositivo para teste.

Constantemente a Apple remodela o layout do portal ou faz pequenas modificações no processo de publicação e teste. Caso isso ocorra, nos avise através do nosso suporte: https://www.cronapp.io/pt-br/central-de-ajuda/

Como informado nos itens 2 e 4 dos requisitos para esse tutorial, é necessário possuir um Apple ID e  uma conta desenvolvedor individual ou empresarial, tendo essas duas condições, logue no portal do desenvolvedor: https://developer.apple.com/

 

Figura 2.1 -  Menus do portal do desenvolvedor

 

  • Membership: Informações de o time de desenvolvimento e os acordos legais.

 

 

Criando conta individual ou empresarial:

https://developer.apple.com/design/human-interface-guidelines/ios/icons-and-images/image-size-and-resolution/

https://medium.com/@the_manifest/how-to-publish-your-app-on-apples-app-store-in-2018-f76f22a5c33a

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298523-Como-criar-minha-conta-individual-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298503-Como-criar-minha-conta-empresarial-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://www.itexico.com/blog/find-unique-device-identifier-udid-on-the-iphone

Obter UDID: https://support.apple.com/pt-br/HT201253

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298483-Publica%C3%A7%C3%A3o-App-Store-Loja-da-Apple

Acesse https://developer.apple.com/account e logue com sua conta do apple Developer.

Criação do App Groups em Identifiers
   Team ID pertence a pessoa que está publicando no time
= Criar App ID
msm ID do app no cronapp

Diferenciar Wildcard App ID  e Explicit App ID

 

 

 

Nesta Página

 

 

  • Sem rótulos