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Diagrama de dados é o mapeamento do fluxo de informações do sistema a ser desenvolvido, a partir dele é possível gerar a camada de persistência e o CRUD que é a interface para utilizadores de criação, consulta, atualização e destruição de dados, ou seja, tudo que manipulará dados no seu sistema. 


Figura 1 - Áre do diagrama de classe

Menu superior

Nesse menu se encontra todas as propriedades e ajustes do diagrama em si, como gerar a persistência, trocar de banco, filtros das classes, visões e etc.

Figura 2 - Menu superior do diagrama de classes

  1. Gerar camada de persistência:responsável pela comunicação com o banco de dados, aqui você faz a geração da camada de persistência para as classes do diagrama.
  2. Gerar crud: cria os formulários para as classes do diagrama. Nesse formulário as quatro operações básica do banco de dados se encontram disponíveis: criar, consultar, atualizar e apagar dados.
  3. Gerar diagrama a partir do banco de dados: faz engenharia reversa a partir do banco de dados que gera o diagrama, essa opção fica somente disponível quando existe outro diagrama para fazer engenharia reversa.
  4. Organizar elementos do diagrama: organiza toda a visualização das classes do diagrama.
  5. Detectar relacionamentos: sinaliza as classes geradas em relacionamentos NtoM.
  6. Exportar diagrama em: exporta o diagrama em dois tipos de arquivos diferentes:
    1. SVG
    2. PDF
  7. Bloquear/Desbloquear Diagrama: função que bloqueia ou desbloqueia modificações das classes.
  8. Zoom: ferramenta para aumentar ou diminuir zoom da área do diagrama..
  9. Banco de dados: selecionar o banco de dados que estará sendo trabalhado, já que algumas aplicações podem ter mais de um banco.
  10. Namespace: nome do espaço de trabalho
  11. Visão: escolher a visualização do diagrama a partir da visão selecionada, como por exemplo visão "produto", mostrará apenas as classes, relacionamentos que tem interação direta com produto. 
  12. Filtro por visão: filtrar as classes e relacionamentos que serão mostrados na visão, cria novas visões.
  13. Buscar: buscar controle, ferramenta.

Menu lateral

Nesse menu se encontram as ferramentas das classes, assim como seus aspectos.

Figura 3 - Menu lateral

Controle

Onde as ferramentas de relacionamentos e criação de novas classes se encontram.

  • Tools: ferramentas de relacionamento, para adicionar o relacionamento entre classes selecione o relacionamento, em seguida as classes que se relacionarão:
    • 1to1: cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra.
    • 1toN: uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada uma das várias unidades referenciadas só pode estar ligada uma unidade da outra entidade.
    • NtoM: neste tipo de relacionamento cada entidade, de ambos os lados, podem referenciar múltiplas unidades da outra.
  • Class: adicionará uma classe ao digrama, basta arrasta-la para área do diagrama.

Propriedades e eventos

Ao selecionar uma classe do diagrama, a pasta control abrirá algumas propriedades da classe que podem ser alteradas, assim como eventos.

Estrutura

Informará todas as classes existentes e os relacionamentos que as mesmas possuem. Se elas possuirem, clicando na seta, será possível ver esses relacionamentos; caso não tenha, não haverá uma seta indicando.

Figura 3.1 - Classes e a lista de seus relacionamentos

Estrutura da Classe

Ao criar uma classe você pode adicionar um nome e dar atribuir atributos. 

Figura 4.1 - Manipulação de classe


Figura 4.2 - Manipulação de classe

  1. Class: nome que você escolherá para a classe.
  2. '#': caixa de seleção, caso deseje selecionar mais de um atributo.
  3. Permissão: ao clicar no ícone você poderá alterar as permissões do atributo daquela classe, como por exemplo permitir que apenas administradores do sistema possam obter determinado valor.
  4. Atributo: campo para definir o nome do atributo. Quando esse é definido, automaticamente a coluna do banco e o rótulo recebem o mesmo nome.
  5. Coluna do Banco: nome do atributo no banco de dados.
  6. Tamanho: tamanho do campo no banco de dados. Funciona de acordo com o tipo do campo adotado. No caso de campo “caracter” ou de campo “inteiro” é aceita uma entrada de um valor inteiro que corresponde a quantos caracteres ou algarismos que serão aceitos pelo banco. 
  7. Precisão: quantidade total de algarismos aceitos em um campo do tipo numérico fracionado, contando a parte inteira e a parte fracionada.
  8. Escala: quantidade de algarismos que será configurada para a parte fracionada no número.

    As colunas Precisão e Escala somente são exibidas se o tipo do atributo escolhido na coluna Tipo for correspondente a um tipo numérico fracionado. Ex. DoubleLong etc.


  9. Valor padrão: atribui uma expressão java ao atributo ou um valor padrão de um tipo parametrizado, caso necessário. No exemplo da (imagem 2) há uma expressão para que o ID obtenha um valor randômico único.
  10. Rótulo: Rótulo do front-end. Valor que terá o rótulo do campo quando for gerada as páginas da aplicação através do Wizard Crud View.
  11. Máscara: campo será configurado para ter a entrada rotulada com a expressão de máscara definida, por exemplo, o campo de data de nascimento ao ter uma mascara "DATE" será configurado para ser mostrado em formato de data no front-end.
  12. Tipo: caixa de seleção para escolher o tipo do atributo, se ela será uma string, um inteiro, um date.
  13. Chave: define o atributo como chave primaria da classe, as chaves nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados.
  14. Único: marcando essa opção, o valor do atributo será único, como por exemplo o caso de login, cada usuário tem o seu, não se repete.
  15. Não nulo: define se o valor do atributo poderá ser nulo, como por exemplo a senha de um usuário, este campo não poderá ser deixado em branco, então é um atributo "não nulo".
  16. Ignorar: define se o campo poderá ser ignorado, não preenchido.
  17. Tipo de PK: tipo do campo da chave primária. Contém opções de tratamento da chave primária. Podem ser selecionados os valores 
    1. UUID: que por tratamento no código java terá como valor padrão (Default Value Expression) um conjunto de caracteres no padrão de Universally Unique Identifier (UUID). 
    2. Identity: configura diretamente no banco o campo de chave primária como um campo numérico auto incremental, lembrando que sendo escolhida essa opção será necessário que o valor selecionado na coluna Type seja do tipo numérico. 
    3. None: que não configura nenhum tratamento especial para o campo de chave primária.
  18. MultiEmpresa CTX: atributo que define o o usuário para projetos do tipo Multi Inquilino.
  19. Transitório: atributo será modificado constantemente durante a aplicação.
  20. Pode Inserir: define que o atributo pode ser inserido.

  21. Pode atualizar: define que o atributo como editável.
  22. Criptografar: define que o atributo será criptografado, como por exemplo as senhas do usuário.
  23. Coluna Referenciada: 
  24. Pesquisável: define que o atributo pode ser pesquisado na aplicação (filtro).

Janela da classe

Ao clicar com o botão direito em cima da classe, uma janela com algumas configurações aparecerá. 

Figura 5 - Janela da classe

  • Gerar visão CRUD para a entidade: somente gera o formulário da classe selecionada.
  • Criar camada de dados para a entidade: somente gera a camada de persistência para a classe selecionada.
  • Apagar: apaga a classe selecionada.
  • Propriedade da entidade: abre a janela de manipulação da classe selecionada.
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  • Sem rótulos