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Veremos aqui como testar sua aplicação no simulador do Xcode ou em um dispositivo móvel da Apple e os passos necessários para publicar na loja virtual Apple Store.

Nesse tutorial quase não iremos trabalhar com o Cronapp, pois estamos considerando que a aplicação já está desenvolvida. Mostraremos como configurar e compilar no Cronapp para importar no Xcode e como configurar sua conta Apple no portal developer.

Pré-requisitos

Antes de começar a seguir os passos do tutorial é preciso ter certeza de que se tem um ambiente minimamente preparado para reproduzir o exemplo. Abaixo estão os requisitos principais.

Requisitos:

  1. Projeto do tipo mobile criado. Caso haja dúvidas de como criar esse tipo de projeto acesse o link ( XXXX );
  2. Possuir uma ID da Apple. Caso não tenha, crie uma em https://appleid.apple.com/account.
  3. Possuir um computador da Apple com Xcode instalado;
  4. Para publicar a aplicação é necessário possuir uma conta de desenvolvedor. Veja mais detalhes sobre as contas, diferenças e preços em https://developer.apple.com/support/compare-memberships/

 

Observação

Para esse tutorial usamos o macOS Mojave (versão 10.14.4) e Xcode versão 10.2.

Requisitos para publicação

As aplicações submetidas para distribuição na loja da Apple passam por uma análise e é necessário está ciente sobre alguns requisitos para evitar que seu projeto seja rejeitado. Recomendamos fortemente que você leia as Diretrizes de Revisão da App Store, citamos abaixo alguns pontos:

  1. A aplicação iOS deve passar por testes de falha;
  2. É proibido o uso de APIs privadas;
  3. Seu projeto não pode ser um clone ou idêntico aos aplicativos nativos pré-instalados no iPhone;
  4. É necessário integrar o recurso de compra In-app;
  5. Câmera e microfone só podem ser usados com permissão do usuário e
  6. Seu aplicativo deve usar apenas arte própria para o design. Caso seja de terceiros, é necessário ter permissão de uso.

Configuração e compilação no Cronapp

Configurações

Com seu projeto mobile aberto no Cronapp, vamos realizar algumas configurações necessárias para exportar e rodar no Xcode.

No menu do sistema, acesse Dispositivos móveis > Configurações e acesse a aba Aplicativo na Janela que abrir.

Figura 1.1 - Configurações dos dispositivos móveis

 

  1. Pacote ID: define o Id da sua aplicação, esse identificador deverá ser único na loja da Apple e por isso normalmente é usado o domínio da empresa de forma invertida e o nome da aplicação no final;
  2. Nome: nome da aplicação;
  3. Descrição: pequena descrição da aplicação;
  4. Informações do desenvolvedor: campos que definem e-mail, site e nome do autor da aplicação;
  5. Versão: define a versão atual da aplicação;
  6. Tipo de Compilação
    • debug: os dados serão salvos apenas para a versão de testes da aplicação;
    • release: os dados serão salvos para uma nova versão que será lançada na loja;
  7. Ícone: define o ícone que será usado na aplicação. Recomendamos o uso de uma imagem com resolução 1024 x 1024 px;
  8. Abertura: define a imagem que é usada na abertura da aplicação; Recomendamos que a imagem tenha uma resolução de 2732 x 2732 px;
  9. URL Back-end: indica a URL do servidor da sua aplicação.

 

Observação

O campo 9 da Figura 1.1 estamos usando a URL de debug gerado pelo Cronapp. Lembramos que esse endereço é temporário e pode ser alterado ao parar e executar novamente a aplicação no Cronapp, Caso isso ocorra, será necessário adicionar a nova URL e recompilar a aplicação.

Clique no botão Salvar em seguida.

Compilação

Após realizar as configurações na etapa anterior, vamos compilar o projeto. Ou melhor, na prática o que o Cronapp faz é compactar o projeto de modo que possa ser aberto pelo Xcode no Mac, pois a Apple só permite compilar as aplicações que rodam em suas plataformas através da sua própria IDE.

Acesse Dispositivos móveis > Compilar > IOS e selecione debug ou release. A diferença entre os dois modos está na presença da assinatura digital, que deve ser cadastrada previamente na aba IOS das configurações dos Dispositivos móveis. Caso o Cronapp não encontre a assinatura digital, será gerada sem a mesma, ou seja, será gerado um debug.

 

Figura 1.1 -  Gerando a aplicação IOS no Cronapp

Após exibir a mensagem "Sua aplicação foi gerada com Sucesso!", clique em Baixar para iniciar o download e descompacte o arquivo em algum diretório.

Passos

Como veremos a seguir, os passos para testar a aplicação no simulador do Xcode é bem simples, porém para testar em um dispositivo móvel ou publicar na loja dá Apple é um pouco mais complexo, por conta das configurações necessárias no portal da Apple. A seguir os passos necessários para cada situação.

 

Simulando a aplicação no Xcode

O Xcode é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para criar aplicativos para Mac, iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV.

 

 

 

 

 

Criando conta individual ou empresarial:

https://developer.apple.com/design/human-interface-guidelines/ios/icons-and-images/image-size-and-resolution/

https://medium.com/@the_manifest/how-to-publish-your-app-on-apples-app-store-in-2018-f76f22a5c33a

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298523-Como-criar-minha-conta-individual-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298503-Como-criar-minha-conta-empresarial-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://www.itexico.com/blog/find-unique-device-identifier-udid-on-the-iphone

Obter UDID: https://support.apple.com/pt-br/HT201253

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298483-Publica%C3%A7%C3%A3o-App-Store-Loja-da-Apple

Acesse https://developer.apple.com/account e logue com sua conta do apple Developer.

Criação do App Groups em Identifiers
   Team ID pertence a pessoa que está publicando no time
= Criar App ID
msm ID do app no cronapp

Diferenciar Wildcard App ID  e Explicit App ID

 

 

 

 

 

 

  • Sem rótulos