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Veremos aqui como testar sua aplicação no simulador do Xcode ou em um dispositivo móvel da Apple e os passos necessários para publicar na loja virtual Apple Store.

Nesse tutorial quase não iremos trabalhar com o Cronapp, pois estamos considerando que a aplicação já está desenvolvida. Mostraremos como configurar e exportar seu projeto do Cronapp para o Xcode, os passos necessários para testar sua aplicação diretamente em um device da Apple e as configurações no portal developer para a publicação de sua aplicação.

Pré-requisitos para o tutorial

Antes de começar a seguir os passos do tutorial é preciso ter certeza de que se tem um ambiente minimamente preparado para reproduzir o exemplo. Abaixo estão os requisitos principais.

Requisitos:

  1. Projeto do tipo mobile criado. Caso haja dúvidas de como criar esse tipo de projeto acesse o link ( XXXX );
  2. Possuir uma ID da Apple. Caso não tenha, crie uma em https://appleid.apple.com/account.
  3. Possuir um computador da Apple com Xcode instalado;
  4. Para publicar a aplicação é necessário possuir uma conta de desenvolvedor. Veja mais detalhes sobre as contas, diferenças e preços em https://developer.apple.com/support/compare-memberships/

 

Observação

Para esse tutorial usamos o macOS Mojave (versão 10.14.4) e Xcode versão 10.2.

Requisitos para publicação

As aplicações submetidas para distribuição na loja da Apple passam por uma análise e é necessário está ciente sobre alguns requisitos para evitar que seu projeto seja rejeitado. Recomendamos fortemente que você leia as Diretrizes de Revisão da App Store, citamos abaixo alguns pontos:

  1. A aplicação iOS deve passar por testes de falha;
  2. É proibido o uso de APIs privadas;
  3. Seu projeto não pode ser um clone ou idêntico aos aplicativos nativos pré-instalados no iPhone;
  4. É necessário integrar o recurso de compra In-app, mesmo que sua aplicação seja totalmente gratuita;
  5. Câmera e microfone só podem ser usados com permissão do usuário e
  6. Seu aplicativo deve usar apenas arte própria para o design. Caso seja de terceiros, é necessário ter permissão de uso.

Configuração e exportação do Cronapp

Configurações

Com seu projeto mobile aberto no Cronapp, vamos realizar algumas configurações necessárias para exportar e rodar no Xcode.

No menu do sistema, acesse Dispositivos móveis > Configurações e acesse a aba Aplicativo na Janela que abrir.

Figura 1.1 - Configurações da aplicação dos dispositivos móveis

 

  1. Pacote ID: define o Id da sua aplicação, esse identificador deverá ser único na loja da Apple. Por isso, normalmente usamos o domínio da empresa de forma invertida e o nome da aplicação no final;
    Ex: br.com.nome_da_empresa.nome_do_aplicativo
  2. Nome: nome da aplicação;
  3. Descrição: pequena descrição da aplicação;
  4. Informações do desenvolvedor: campos que definem e-mail, site e nome do autor da aplicação;
  5. Versão: define a versão atual da aplicação;
  6. Tipo de Compilação
    • debug: os dados serão salvos apenas para a versão de testes da aplicação;
    • release: os dados serão salvos para uma nova versão que será lançada na loja;
  7. Ícone: define o ícone que será usado na aplicação. Recomendamos o uso de uma imagem com resolução 1024 x 1024 px;
  8. Abertura: define a imagem que é usada na abertura da aplicação; Recomendamos que a imagem tenha uma resolução de 2732 x 2732 px;
  9. URL Back-end: indica a URL do servidor da sua aplicação.

 

Observação

No campo 9 da Figura 1.1 estamos usando a URL de debug gerado pelo Cronapp. Lembramos que esse endereço é temporário e poderá ser alterado se você parar e executar novamente o servidor da aplicação no Cronapp, Caso isso ocorra, será necessário adicionar a nova URL e recompilar a aplicação.

Após finalizar as configurações, clique no botão Salvar.

Compilação

Após realizar as configurações na etapa anterior, vamos compilar o projeto. Ou melhor, na prática o que o Cronapp faz é compactar o projeto de modo que possa ser aberto pelo Xcode no Mac, pois a Apple só permite compilar as aplicações que rodam em suas plataformas através da sua própria IDE.

Acesse Dispositivos móveis > Compilar > IOS e selecione debug ou release. A diferença entre os dois modos está na presença da assinatura digital, que deve ser cadastrada previamente na aba IOS das configurações dos Dispositivos móveis. Caso o Cronapp não encontre a assinatura digital, será gerada sem a mesma, ou seja, será gerado um debug.

 

Figura 1.1 -  Gerando a aplicação IOS no Cronapp

 

Após exibir a mensagem "Sua aplicação foi gerada com Sucesso!", clique em Baixar para iniciar o download e descompacte o arquivo em algum diretório.

O que fazer com a aplicação

Os passos a seguir terão que ser feito obrigatoriamente em um computador da Apple com o Xcode instalado. O Xcode é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para criar aplicativos para Mac, iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV.

Verifique se o seu Xcode não está desatualizado, caso esteja é provável que você não consiga compilar seu projeto. Para esse tutorial estamos usando a versão 10.2 do Xcode.

Os passos para simular a aplicação no Xcode é bem simples, porém para testar em um dispositivo móvel ou publicar na loja dá Apple é um pouco mais complexo, por conta das configurações necessárias no portal da Apple. Mas não se preocupe, mostraremos tudo passo a passo.

Simulação no Xcode

  1. Abrindo o projeto no Xcode;
  2. Simulando a aplicação no Xcode.

Testar em Dispositivo Apple

  1. d

Abrindo o projeto no Xcode

Abra o Xcode, selecione a opção Open another project... (item 1 da figura 1.1) e selecione o diretório descompactado com o projeto que geramos no Cronapp.

Figura 1.1 -  Abrindo novo projeto no Xcode

 

O Xcode solicitará uma autorização para abrir o projeto, confirme. (Figura 1.2)

Figura 1.2 -  Confirmação ao abrir projeto baixado da internet


Teremos ainda que fazer uma pequena configuração no Xcode. Como o Cronapp utiliza o Cordova, é necessário que configuremos o Xcode para rodar em modo Legacy.

Para configurar acesse no menu do sistema File > Workspace Settings... e na janela de configurações, altere os campos Build System (1 e 2) para a opção Legacy Build System nas áreas Shared Workspace Settings e Per-User Workspace Settings, como na figura 1.2. 

Figura 1.3 - Rodando em modo Legacy

Simulando a aplicação no Xcode

Com o projeto aberto, selecione qual o modelo do dispositivo que deseja simular (1) e rode a aplicação (2).

Figura 1.3 -  Iniciando a aplicação no simulador

 

O simulador irá iniciar o iOS e abrir automaticamente o aplicativo. (Figura 1.4)

Observação

Lembramos que o servidor da aplicação deve está rodando para conseguir logar e acessar a aplicação, caso contrário aparecer uma mensagem de erro dentro da aplicação do Cronapp.

 

Figura 1.4 -  Executando a aplicação no simulador

 

Portal developer da Apple

O portal de desenvolvimento da Apple possui vários recursos para o desenvolvimento na plataforma. Usaremos o portal para configurar os IDs, gerar os certificados, profiles e cadastrar um dispositivo para teste.

Constantemente a Apple remodela o layout do portal ou faz pequenas modificações no processo de publicação e testes. Caso isso ocorra, nos avise através da nossa central de ajuda para atualizarmos a nossa documentação: https://www.cronapp.io/pt-br/central-de-ajuda/

Como informado nos itens 2 e 4 dos requisitos para esse tutorial, é necessário possuir um Apple ID e uma conta desenvolvedor individual ou empresarial, tendo essas duas condições, logue no portal do desenvolvedor: https://developer.apple.com/

 

Figura 2.1 -  Menus do portal do desenvolvedor

 

Principais serviços do portal:

  • Membership: Informações da conta e os acordos legais;
  • People: Gerencie os membros de sua equipe, convide membros para a equipe ou altere as regras dos membros da equipe;
  • Certificates, IDs & Profiles: Gerencie seus certificados, chaves, identificadores, dispositivos e perfis de aprovisionamento que você usa para acessar os serviços na sua aplicação ou na loja;
  • App Store Connect: Gerencie seu conteúdo na App Store, faça upload de versões beta de sua aplicação para testes com o TestFlight e obtenha relatórios financeiros e analíticos.


As configurações necessárias para teste e publicação serão feitas acessando o menu Certificates, IDs & Profiles.


Figura 2.2 - Categorias do Certificates, Identifiers & Profiles


Certificates

Existem vários tipos de certificados e cada certificado deverá ser usando para um contexto específico. É possível utilizar o mesmo certificado para diversos aplicativos das plataformas iOS, tvOS e watchOS, já aplicativos macOS necessitam de outro formato. Certificado de desenvolvimento permite executar seu App em um dispositivo cadastrado usando os serviços de aplicativos cadastrados, enquanto certificado de distribuição possibilita testes e o upload da sua aplicação para a loja da Apple através do App Store Connext.

Os certificados permitem que o sistema identifique quem assinou a aplicação e evita que projetos sejam gerados fora da plataforma da Apple. Por isso, para enviar seu aplicativo para a App Store ou distribuí-lo fora dela, é necessário que tenha uma assinatura com um certificado emitido pela Apple. 

Gerar certificados

Para gerar o certificado, é necessário utilizar um computador da Apple para gerar uma solicitação de certificado e validar no portal de desenvolvimento da Apple.

No Computador

Figura 2.3 - Abrindo a funcionalidade Assistente de Certificados a partir da aplicação Acesso às Chaves

 

  1. Abra a aplicação Acesso às Chaves (Keychain Access) e no menu do sistema abra a funcionalidade Acesso às Chaves > Assistente de Certificado > Solicitar um Certificado de uma Autoridade de Certificação... (item 1 da Figura 2.3)
  2. Na janela Assistente de Certificado informe um endereço de e-mail (item 1 da Figura XXX2), um nome para o certificado (2), selecione a opção Salva no disco (3) e clique em Continuar (4);
  3. Aparecerá uma janela para informar o nome de um arquivo Certificate Signing Request (CSR) com extensão .certSigningRequest e selecionar um diretório para salvar. Salve em um local seguro.

Figura 2.4 - Informações para a solicitação de certificado 

 

Portal de desenvolvimento

Figura 2.5 - Criando novo certificado

 

  1. Acesse a área de certificados em Certificates, Identifiers & Profiles e clique no botão + (item 1 da Figura 2.5);
  2. Na próxima tela deve ser especificado qual tipo de certificado você necessita, os mais básicos são iOS App Development para desenvolvimentoApp Store and Ad Hoc para produção. Selecione um e clique em Continue;
  3. Na próxima tela é informado os passos para gerar o arquivo Certificate Signing Request (CSR) que criamos anteriormente, basta selecionar Continue no final da tela;
  4. Agora será necessário enviar o arquivo .certSigningRequest que criamos, clique no botão Choose File..., escolha o arquivo, aguarde o fim do upload e clique em Continue;
  5. Na última página ele informará o nome, tipo e data em que expira o certificado. Clique em Download e salve seu certificado em um local seguro. (Figura 2.6)

 

Figura 2.6 - Download do certificado gerado

 

No Computador

Após baixar o certificado em seu Macintosh, dê um clique duplo no arquivo que acabamos de fazer o download para adicioná-lo na lista de certificados do sistema.

Para verificar se o certificado foi cadastrado corretamente, acesse novamente o aplicativo Acesso às Chaves e clique na categoria Meus Certificados. como na Figura 2.7.

Figura 2.6 - Lista dos certificados

Keys

As chaves privadas permitem que você acesse e autentique a comunicação com alguns serviços de aplicativos, como APNs, MusicKit, MapKit JS e DeviceCheck. Ao contrário dos certificados, as chaves não expiram e podem ser modificadas para acessar mais serviços após sua criação.

No exemplo que estamos fazendo neste tutorial não é necessário criar chaves, pois não estamos utilizando nenhum serviço específico.

Identifiers

Um App ID identifica seu aplicativo em um perfil de Provisionamento. Se trata de uma string dividida em duas partes separadas por um ponto (.): o prefixo representa o Team ID, enquanto que o sufixo representa o ID do pacote (Bundle ID) e é usado para identificar um ou mais aplicativos de uma única equipe de desenvolvimento. (Tabela 1)

 

App ID Prefix
(Team ID)
App ID Sufix
(Explicit ou Wildcar ID)
App ID
(Prefix + Sufix)
329JDE83HDio.cronapp.*329JDE83HD.io.cronapp.*

Tabela 1 - O App ID são gerados pela união do prefixo Team ID mais o sufixo Explicit ou Wildcar ID

 

Existem dois tipos de Sufixos :

  • Explicit App ID: Se você planeja incorporar serviços de aplicativos, como o Game Center, compras pelo aplicativo, entre outros ou deseja um perfil de Provisioning exclusivo para um único aplicativo, registre sua aplicação nesse formato. Para criar um ID explícito para o aplicativo, insira uma string exclusiva no campo ID do pacote. Essa string deve corresponder ao ID do pacote do seu aplicativo.
    Ex: item 3 da figura 2.7
  • Wildcard App ID: Esse formato permite que você use um único ID de aplicativo para corresponder a vários aplicativos. Para criar um ID curinga para o aplicativo , insira um asterisco (*) no último dígito no campo ID do pacote, logo após o último ponto.
    Ex: item 4 da figura 2.7

Os serviços de aplicativo são ativados para um ID de aplicativo e servem como uma lista de permissões para um ou mais aplicativos (a depender do sufixo). Você pode ativar serviços de aplicativo ao criar um ID de aplicativo ou pode modificar essas configurações posteriormente. Os serviços Game Center e a Compra no aplicativo são ativados por padrão para o ID de aplicativo explícito.

Cadastrado do App ID AQUIII

Para cadastrar o App ID é necessário ter o nome e identificador da aplicação, você pode obter nos campos Display Name e Bundle Identifier na área Identity da aba General no Xcode. (Figura 1.3).

 

Figura 2.7 - Lista dos identificadores das aplicações

 

Para cadastrar basta seguir os passos:

  1. Acesse App ID a área de Identifiers (1) em Certificates, Identifiers & Profiles e clique no botão + (item 2 da Figura 2.7);
  2. Informe o nome da aplicação no campo App ID Description (não é possível usar algumas caracteres especiais, como @, &, *, ', "); 
  3. Selecione o Team ID no App ID Prefix (o team ID é gerado no momento que criamos uma conta de desenvolvimento na Apple);
  4. Selecione qual o tipo de Sufixo que deseja para a aplicação conforme explicamos acima (Explicit ou Wildcard App ID);
  5. selecione os serviços que serão usados por sua aplicação;
  6. clique em Continue.
  7. Na próxima tela será informado um resumo com o que foi preenchido na tela anterior, verifique e clique em Register.

Devices

A aba lateral Devices serve para que você possa cadastrar os dispositivos físicos que serão usados para testar a aplicação em suas versões pré lançamento. É possível cadastrar um único dispositivo por vez, informando o UDID do dispositivo e um nome ou registrar múltiplos dispositivos.

Atualmente a Apple só permite cadastrar até 100 dispositivos diferentes para testes.

Obtendo o UDID do seu dispositivo móvel

O UDID é um acrônimo para Unique Device ID (ou identificador único do dispositivo) e se trata de uma combinação alfanumérica única de 40 dígitos específico para os dispositivos com iOS da Apple, seja ele um iPhone, iPad ou iPod touch. O UDID é uma criptografia SHA-1 calculada através da composição do número Serial, IMEI, wifiMac e bluetoothMac do aparelho.

A forma mais simples de obter o UDID é pelo iTunes. Por isso conecte o dispositivo via cabo USB no mac e o iTunes solicitará acesso ao dispositivo, dê a permissão (Figura 1.5).

 

Figura 1.5 -  Após conectar o itunes pedirá permissão de acesso no dispositivo

 

Com o iTunes aberto, selecione o botão destacado na figura 1.6 para exibir as informações do dispositivo.

Figura 1.5 -  Acessando a área de informações do aparelho

 

No menu lateral, clique na opção Resumo (1) para abrir a área exibida na figura 1.6 e clique no campo abaixo do Número de telefone (área 2, destacada na figura ) para exibir o UDID. A cada clique nesse campo é exibido uma nova informação, variando entre o número de série, UDID, ECID e o Identificador do modelo. 

Copie o UDID, pois usaremos para cadastrar o dispositivo na lista de permissões de acesso para testar a aplicação. 

Figura 1.6 -  Obtendo UDID pelo iTunes

Provisioning Profiles

Os perfis de provisionamento permitem que você instale aplicativos em seus dispositivos iOS. Um perfil de aprovisionamento inclui certificados de assinatura, identificadores de dispositivo e um ID de aplicativo. Os perfis de aprovisionamento de desenvolvimento são usados para criar e instalar versões de seu aplicativo durante o ciclo de desenvolvimento, enquanto os perfis de aprovisionamento de distribuição são usados para enviar seus aplicativos para a App Store e distribuí-los para os testadores beta

 

https://help.apple.com/xcode/mac/current/#/deva899b4fe5

 

Criando conta individual ou empresarial:

https://developer.apple.com/design/human-interface-guidelines/ios/icons-and-images/image-size-and-resolution/

https://medium.com/@the_manifest/how-to-publish-your-app-on-apples-app-store-in-2018-f76f22a5c33a

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298523-Como-criar-minha-conta-individual-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298503-Como-criar-minha-conta-empresarial-de-desenvolvedor-na-App-Store

https://www.itexico.com/blog/find-unique-device-identifier-udid-on-the-iphone

Obter UDID: https://support.apple.com/pt-br/HT201253

https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/115005298483-Publica%C3%A7%C3%A3o-App-Store-Loja-da-Apple

Acesse https://developer.apple.com/account e logue com sua conta do apple Developer.

https://help.apple.com/xcode/mac/current/#/devb3575be3e 

Criação do App Groups em Identifiers
   Team ID pertence a pessoa que está publicando no time
= Criar App ID
msm ID do app no cronapp

Diferenciar Wildcard App ID  e Explicit App ID

 

 

 

Keychain Access

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