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Diagrama de dados é o mapeamento do fluxo de informações do sistema a ser desenvolvido, a partir dele é possível gerar a camada de persistência e o CRUD que é a interface para utilizadores de criação, consulta, atualização e destruição de dados, ou seja, tudo que que manipulará dados no seu sistema

Imagem 1 - Botões principais


  1. Gerar camada de persistência: gera a camada de persistência a partir do diagrama de dados, essa camada é responsável pela comunicação com o banco de dados
  2. Gerar crud: são gerados os arquivos correspondentes às quatro operações básicas que o sistema faz no banco de dados: criação, consulta, atualização e destruição de dados.
  3. Gerar diagrama a partir do banco de dados: engenharia reversa, a partir do banco de dados gera o diagrama.
  4. Organizar elementos do diagrama: a IDE organiza os elementos do diagrama automaticamente.
  5. Detectar relacionamentos: sinaliza as classes geradas em relacionamentos ntom.
  6. Exportar diagrama em: exporta o diagrama em dois tipos de arquivos diferentes:
    1. SVG
    2. PDF
  7. Bloquear/Desbloquear Diagrama: função que bloqueia ou desbloqueia interações de alteração com o diagrama.
  8. Lupa: ferramenta para aumentar ou diminuir zoom da janela.
  9. Banco de dados: selecionar o banco de dados que estará sendo trabalhado, já que algumas aplicações podem ter mais de um banco.
  10. Namespace: nome do espaço de trabalho
  11. Visão: escolher a visualização do diagrama a partir da visão selecionada, como por exemplo visão "produto", mostrará apenas as classes, relacionamentos que tem interação direta com produto. 
  12. Filtro por visão: filtrar as classes e relacionamentos que serão mostrados na visão.
  13. Buscar: buscar controle, ferramenta.
  14. Tools: ferramentas de relacionamento, para adicionar o relacionamento entre classes selecione o relacionamento, em seguida as classes que se relacionarão:
    1. 1to1 cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra.
    2. 1toN uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada uma das várias unidades referenciadas só pode estar ligada uma unidade da outra entidade.
    3. NtoM neste tipo de relacionamento cada entidade, de ambos os lados, podem referenciar múltiplas unidades da outra.
  15. UML: ferramenta para desenvolver o diagrama
    1. Class: adicionará uma classe ao digrama, basta arrasta-la para área do diagrama.
  16. Propriedades e Eventos: Ao selecionar uma classe do diagrama abrirá algumas propriedades da mesma que podem ser alteradas, assim como eventos.
  17. Estrutura: mostrará a estrutura do diagrama a partir de seus relacionamentos.
  18. Classe: é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares, que mantém seus atributos.
  19. Relacionamento: Representação do relacionamento das classes.

Propriedade das classes

Ao criar uma classe você pode adicionar um nome e dar atribuir atributos. 

Imagem 2 - Manipulação da classe User

  1. Class: o que você dará a classe selecionada.
  2. #: caixa de seleção caso deseje seleciona mais de uma classe.
  3. Permissões: ao clicar você poderá alterar as permissões do atributo daquela classe, como por exemplo permitir que apenas administradores do sistema possam obter determinado valor.
  4. Atributo: o nome atribuído ao atributo
  5. Coluna do Banco: nome do atributo no banco de dados.
  6. Tamanho: tamanho do campo no banco de dados. Funciona de acordo com o tipo do campo adotado. No caso de campo “caracter” ou de campo “inteiro” é aceita uma entrada de um valor inteiro que corresponde a quantos caracteres ou algarismos que serão aceitos pelo banco. 
  7. Precisão: quantidade total de algarismos aceitos em um campo do tipo numérico fracionado, contando a parte inteira e a parte fracionada.
  8. Escala: quantidade de algarismos que será configurada para a parte fracionada no número.

    As colunas Precisão e Escala somente são exibidas se o tipo do atributo escolhido na coluna Tipo for correspondente a um tipo numérico fracionado. Ex. DoubleLong etc.


  9. Expressão para valor padrão: você pode atribuir uma expressão java ao atributo, atribuir um valor padrão de um tipo parametrizado, caso necessário. No exemplo da (imagem 2) há uma expressão para que o ID obtenha um valor randômico único.
  10. Rótulo: Rótulo do front-end. Valor que terá o rótulo do campo quando for gerada as páginas da aplicação através do Wizard Crud View.
  11. Novo: adiciona novo atributo
  12. Remover: remove atributo selecionado.
  13. Salvar: salva alterações feitas na classe.
  14. Máscara: campo será configurado para ter a entrada rotulada com a expressão de máscara definida, por exemplo, o campo de data de nascimento ao ter uma mascara "DATE" será configurado para ser mostrado em formato de data no front-end.
  15. Tipo: o tipo do atributo, por exemplo se é uma string, um inteiro.
  16. Chave: definir o atributo como chave primaria da classe, as chaves nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados.
  17. Único: definir se o valor do atributo deve ser único, como por exemplo o caso de login, cada usuário tem o seu, não se repete.
  18. Não nulo: definir se o valor do atributo poderá ser nulo, como por exemplo a senha de um usuário, este campo não poderá ser deixado em branco, então é um atributo "não nulo".
  19. Ignorar: definir se o campo poderá ser ignorado, não preenchido.
  20. Tipo PK: tipo do campo da chave primária. Contém opções de tratamento da chave primária. Podem ser selecionados os valores 
    1. UUID que por tratamento no código java terá como valor padrão (Default Value Expression) um conjunto de caracteres no padrão de Universally Unique Identifier (UUID). 
    2. Identity configurará diretamente no banco o campo de chave primária como um campo numérico auto incremental, lembrando que sendo escolhida essa opção será necessário que o valor selecionado na coluna Type seja do tipo numérico. 
    3. None que não configura nenhum tratamento especial para o campo de chave primária.
  21. MultiEmpresa CTX: atributo que define o o usuário para projetos do tipo Multi Inquilino.
  22. Transitório: atributo será modificado constantemente durante a aplicação.
  23. Pode Inserir: define que o atributo pode ser inserido.

  24. Pode atualizar: define que o atributo como editável.
  25. Criptografar: define que o atributo será criptografado, como por exemplo as senhas do usuário.
  26. Pesquisável: define que o atributo pode ser pesquisado na aplicação(filtro).

 

 

  • Sem rótulos