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Campo Valor define o conteúdo que será utilizado pelo sistema, enquanto o Campo Texto irá mostrar as opções na caixa de seleção. Eles podem ser iguais ou não.

Por exemplo, tem-se a opção com o Campo Texto chamado título e seu Campo Valor é id. Enquanto na tela será exibido os títulos dos jogos, o sistema estará usando o id no lugar.

Função

Esse componente apresenta uma lista de opções para o usuário escolher, no entanto a diferença é que essas opções vêm do banco de dados.

Figura 1 - Caixa de seleção dinâmica

Por exemplo, em uma classe do banco de dados existe um atributo que guarda os títulos dos animes e configurando a caixa de seleção, é possível trazer todos os dados (nesse caso, os nomes das músicas) para fazer a lista de opções.

Configuração

A configuração do componente é a mais importante das propriedades, pois é através dela que todos os ajustes sobre as opções que irão aparecer na caixa de seleção dinâmica, a fonte de dados que será a provedora das opções, quais serão as opções e entre outros estão presentes.

Ao selecionar o componente na área de trabalho da IDE, será apresentado a aba de propriedades no campo direito. O menu de ... que aparece ao lado do campo de configuração permite que você faça as configurações e nela contém as abas geral, template cabeçalho e template rodapé.

Figura 2 - Menu de configuração da caixa de seleção

Geral

  1. Fonte de dados: define a classe que fornecerá os dados para serem as opções do auto completar.
    • "+": adiciona uma fonte de dados.
    • "...": configura uma fonte de dados.

      Dica

      Para saber mais sobre como configura uma fonte de dados, acesse o link ao lado: Fonte de Dados

  2. Placeholder: mostra um texto na caixa de seleção que serve para auxiliar o usuário o que ele precisa fazer, mas seu uso é opcional. Ao lado do campo, tem-se o ícone para fazer a internacionalização do texto do placeholder.
  3. Tipo Filtro: define a forma de filtragem dos dados, podendo ser:
    • Iniciando com: mostra as opções que comecem com as letras digitadas.
    • Contendo: mostra as opções que contêm as letras digitadas.
    • Final com: mostra as opções que terminam com as letras digitadas.
  4. Campo Texto: define os valores a serem exibidos na caixa de seleção. Nele são apresentados os atributos da fonte de dados selecionada.
  5. Campo Valor: define qual valor será enviado ao sistema após a seleção da opção. Nele são apresentados os atributos da fonte de dados selecionado, a partir do atributo selecionado no campo texto, o campo valor correspondente será enviado ao sistema.
  6. Máscara: define a forma como será apresentado o valor. Apesar de ter uns exemplos prontos, é possível editá-los ou criar um.
  7. Rótulo: tem a mesma ideia que um placeholder, que é mostrar um texto enquanto o conteúdo estiver vazio. No entanto, ele pode ser selecionado caso não queria fazer a seleção de nenhuma das opções da lista e isso faz com que nenhum campo valor seja retornado.
  8. Valor Inicial: determina qual será a primeira opção apresentada na caixa de seleção, antes de mostrar todas as opções. Esse campo fica disponível quando a opção ao iniciar usar valor do primeiro registro não está marcada. Sua determinação fica a critério do usuário, que pode utilizar blocos de programação, expressão ou o campo de tela.
  9. Ao iniciar usar valor do primeiro registro: quando marcada essa opção, irá aparecer na caixa de seleção o primeiro registro adicionado no atributo escolhido.
  10. Usar valor primitivo: é o valor default, utilizado quando tinha-se os problemas de integração com os valores dos objetos que eram repassados para a caixa.
  11. Alterar cursor ao modificar: coloca o cursor do registro selecionado na caixa de seleção dinâmica no banco de dados.

Campo Texto e Campo Valor

Campo Valor define o conteúdo que será utilizado pelo sistema, enquanto o Campo Texto irá mostrar as opções na caixa de seleção. Eles podem ser iguais ou não.

Por exemplo, tem-se a opção com o Campo Texto chamado título e seu Campo Valor é id. Enquanto na tela será exibido os títulos dos jogos, o sistema estará usando o id no lugar.

Template Cabeçalho

Ele cria uma área no início da lista de opções exibidas na caixa de seleção utilizando tags de HTML, podendo ser de parágrafo, imagem, etc.

Figura 3 - Configuração e resultado na adição de um template cabeçalho

Template Rodapé

Ele cria uma área no fim da lista de opções exibidas na caixa de seleção utilizando tags de HTML, podendo ser de parágrafo, imagem, etc.

Figura 4 - Configuração e resultado na adição de um template rodapé

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