Fechar Websocket

Fecha uma conexão Websocket criada a partir da função Conectar-se a Websocket.

Parâmetros de Entrada

NomeTipoDoc
Parâmetro 1ObjetoObjeto com a referência de conexão criada com a função Conectar-se a Websocket.

Compatibilidade

 Servidor

Exemplo

No exemplo abaixo estamos utilizando o serviço do PieSocket que possui um servidor WebSocket de testes e uma ferramenta de envio de mensagem que dispara a mensagem enviada para todos os clientes conectados ao servidor.

A função da figura 1 conecta-se a um servidor e gera um objeto com a referência da conexão na variável "ws", o conteúdo dessa variável será usado no bloco Fechar Websocket.


Figura 1 - Bloco que encerra a conexão com o WebSocket


Feita a conexão, o bloco Conectar-se a WebSocket fica aguardando a resposta do servidor para executar as ações definidas nas entradas de comando do seu bloco. O bloco Fechar Websocket será chamado quando a mensagem recebida for igual a "Fechar".

A ferramenta do PieSocket dispara a mensagem enviada para todos os clientes conectados ao servidor.

Após a conexão, a mensagem contida na variável "msg" é disparada e exibida na ferramenta do PieSocket (Figura 1.1). Em seguida, digitamos 3 mensagens através do chat do PieSocket (Figura 1.1): "Mensagem do Servidor para o cliente.", "Fechar" e "Olá".


Figura 1.1 - Ferramenta de envio de mensagem do PieSocket


No console (Figura 1.2) temos 3 mensagens. A primeira é o retorno da mensagem enviado na entrada de comando Ao Conectar (Figura 1), o PieSocket sempre retorna a mensagem enviada, e as outras 2 foram digitadas usando a ferramenta do PieSocket (Figura 1.1). Perceba que após receber a mensagem "Fechar", o bloco Fechar Websocket foi chamado e encerrou a conexão, a mensagem "Olá" não foi mais recebida pelo Console.


Figura 1.2 - Mensagens recebidas do servidor PieSocket

Saiba mais

O Web Socket é um protocolo de conexão que cria uma conexão contínua entre um servidor Web Socket e um cliente, dessa forma, a comunicação se torna mais rápida, visto que não é necessário iniciar e fechar uma conexão sempre que uma mensagem for enviada para o servidor. A tecnologia WebSocket é muito utilizado em aplicativos de conversas (chat) e jogos online.

  • Sem rótulos