Na função abaixo (Figura 1), avariável "item" recebe um objeto criado a partir do bloco Criar novo objeto com os atributos "id", "nome", "matricula", em seguida, o blocoDeletar propriedade recebe a variável no campo Objetoe o nome do atributo a ser deletado, nesse caso, onome.
Figura 1 - Bloco Deletar propriedade
Após a função ser atribuída a um componente botão, após executá-la, verifique o objeto retornado no console do navegador, o mesmo já está sem a propriedade "nome".
Figura 2 - Retorno da função referente à figura 1
Sobre objeto
Um objeto, em programação orientada a objetos, é uma instância (ou seja, um exemplar) de uma classe e pode armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.
Propriedades são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe.
Exemplo: um objeto da classe "Funcionário" teria como propriedade "nome", "endereço", "telefone", "CPF".
O acesso às propriedades de um objeto pode ser feito utilizando a notação de ponto:nomeDoObjeto.nomeDaPropriedade
JSON é um acrônimo de JavaScript Object Notation, em que o mesmo visa realizar a troca de dados de forma simples e rápida em formato compactado. O JSON é composto por chaves e seus respectivos valores.