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O editor de views do Cronapp é responsável por modelar o layout das páginas web e das telas dos aplicativos mobile. Através da técnica drag and drop (arrasta e solta), é possível construir páginas e telas utilizando os diversos componentes visuais, sem a necessidade de edição do código HTML ou CSS gerado (o resultado da edição é uma página HTML 5 crua sem scripts server-side). Ainda assim, caso o desenvolvedor deseje, é possível alterar ou criar o conteúdo de uma página em modo high-code, trabalhando diretamente com o código, inclusive das páginas CRUD's geradas via templates no diagrama de dados. Além disso, os sistemas gerados pelo Cronapp são responsivos e seguem padrões de acessibilidade baseado no WCAG do W3C.

O nosso editor visual é do tipo WYSIWYG (What You See Is What You Get ou “o que você vê é o que você obtém”, em português), ou seja, a página em modo de edição será semelhante ao modo em execução, facilitando muito o desenvolvimento. O menu lateral (item 6 da figura 1) possui quatro abas superiores: Controle, onde contém os componentes visuais; Propriedades, responsável por personalizar os componentes; responsividade e estilização (CSS).


Figura 1 - Área de trabalho da view


  1. Recarregar Área de Design;
  2. Redimensionamento: redimensiona a tela para verificar a responsividade em diferentes equipamentos;
  3. Modal: Adiciona e/ou seleciona os modais criados;
  4. Exibir elementos ocultos: exibe todos elementos que serão renderizados em algum momento, após uma ação feita pelo usuário.
    Como exemplo, podemos citar o botão sanduíche dos dispositivos moveis que ficará visível na tela de edição, mesmo que o redimensionamento esteja configurado para grandes dispositivos.
  5. Exibir elementos não visuais: exibe/oculta elementos que não serão renderizados ao executar o projeto, como ícones de fonte de dados;
  6. Menu lateral: área que abrange as abas de controle, propriedade, responsividade e estilos.
  7. Área de design: área de confecção das páginas web ou telas mobile.
  8. Abas visualização e código: exibe o conteúdo de forma visual ou o código-fonte HTML.

Redimensionamento

A área de design pode ser redimensionada, facilitando a visualização da página em diferentes tamanhos de tela. 


Figura 2 - Itens do redimensionamento


  1. Recarregar área de design: atualiza a área de design;
  2. Resetar: ajusta a área de design do formulário baseando-se no tamanho da janela no browser;
  3. Área de redimensionamento: redimensiona a área de design para mostrar como é seu comportamento conforme o dispositivo selecionado:
    • Dispositivos pequenos, telefones;
    • Dispositivos médios, tablets;
    • Dispositivos Desktops;
    • Dispositivos grandes, Tv's.

Acessibilidade

A acessibilidade é uma das características presentes no Cronapp, já que a IDE utiliza os padrões da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) na construção de suas aplicações. Além disso, o Cronapp também utiliza o Wave Web Accessibility, ferramenta de avaliação de acessibilidade e também utiliza os padrões WCAG para garantir que as aplicações geradas são seguem os padrões.


Figura 3 - Plugin wave rodando numa aplicação Cronapp


 As competências referentes a acessibilidade presentes no Cronapp são:

  • Estrutura do documento: Possui um html bem definido que respeita as regras de uso, como por exemplo, possuir um DOCTYPE apropriado, subordinação obrigatória entre as tags é respeitada e tags são corretamente aninhadas e fechadas;
  • Divisão de áreas de informação: Tem como objetivo organizar a estrutura da aplicação de forma a garantir a consistência entre as páginas definindo bem as divisões topo, conteúdo, menu, rodapé e possui como algumas regras de uso ter a seção do conteúdo principal marcada com a role main, seção que tem um formulário de busca marcado com a role search e rodapé contendo as informações versão, sobre, contato, etc e marcada com a role contentinfo;
  • Semântica das tags: Visa manter a lógica, semântica, ordem dos elementos e tem como algumas regras de uso blocos marcados com p, table não é usado para posicionar elementos na tela e cabeçalhos marcados com h1, h2, ... h6; 
  • Fluxo de leitura e tabulação: Consiste em manter a ordem lógica das apresentações para facilitar leituras, navegação entre links e possui as regras de uso conteúdo apresentados na sequência em que se espera que o usuário leia, paradas de tabulação aparecem na sequência em que se espera que o usuário acesse;
  • Uso de cabeçalhos: Possui regras de uso como h1 usado apenas uma vez na página, níveis não são saltados da hierarquia, ou seja depois de h1 se usa h2 e assim por diante, o h1 não precisa ser necessário o primeiro cabeçalho na ordem de leitura;
  • Atalhos para conteúdo e navegação: Tem como algumas regras de uso link para ir direto ao conteúdo principal da página, link que leva ao conteúdo é o primeiro elemento a receber foco com o pressionamento da tecla tab, link para ir direto á navegação da página;
  • Totalmente acessível por teclado: Obtém como regras de uso a possibilidade de realizar toda e qualquer ação em uma página usando somente o teclado, controle de foco e visualização devem permitir uma experiência usável quando se navega por teclado; 
  • Visual: Visa garantir que o texto possua contraste suficiente para a leitura, e tem regras de uso, como por exemplo, texto regular com contraste mínimo de 4.5:1 entre cor de fonte e de fundo, indicação visual evidencia o elemento que possui foco e texto grande ( a partir de 18 pontos, ou 14 pontos com negrito) com contraste mínimo de 3:1 entre cor de fonte e de fundo;
  • Links: Possui algumas regras de uso como texto do link indica com clareza seu destino, links que levam ao mesmo destino possuem o mesmo texto e links que levam a destinos diferentes possuem textos diferentes;
  • Imagens: Contém regras de uso como imagens possuem o atributo alt que possui conteúdo variável que depende de como a imagem é usada na página, imagem decorativa inserida por CSS (preferencialmente) não necessita do atributo alt e imagem que faz parte do conteúdo inserida por HTML e não por CSS;
  • Tabelas: Tem regras de uso, como por exemplo, título da tabela (quando houver) informado por meio da tag caption, cabeçalhos contidos em tags th e dados contidos em tags td; 
  • Formulários: Obtém algumas regras de uso como ao navegar por teclado o controle deve receber o foco, controle operável por teclado e controle associado a seu rótulo (label) de ao menos uma dessas formas ( atributo id do controle possui o mesmo valor do atributo for do label correspondente, tag do controle posicionada dentro da tag label correspondente) e controles que guardam forte relação entre si agrupados com uso de fieldset;
  • Multimídias: Dispõe algumas regras de uso, conteúdo multimídia não inicia automaticamente sua reprodução, controle de execução operável por teclado e legenda em vídeo que contém áudio falado. 

Modal

Modais são pequenas telas que ficam sobrepostas sobre a tela principal, usadas para chamar a atenção do usuário, exibir um conteúdo ou adicionar uma funcionalidade extra na tela. A janela modal é constituída de três áreas: header, body e footer; e para adicionar componentes nessa área, basta selecionar os componentes e arrastar sobre a área do modal.


Figura 4.1 - Modal


  1. Adicionar janela: cria uma modal;
  2. Remover janela: remove uma janela modal. Essa opção somente aparece quando uma janela modal é selecionada;
  3. Área para seleção da janela modal;
  4. Janela do modal: área de design do modal.

Renomear a modal

Para renomear a modal é preciso selecioná-la, clicando fora da área da modal e alterar o campo identificador na aba Propriedades (Figura 3.2).


Figura 4.2 - Campo para renomear modal

Menu lateral

Menu lateral possui quatro abas que contém os componentes que são adicionados na área de design, onde mostra a configuração e a estilização desses componentes.


Figura 5.1 - Abas do menu lateral


  1. Controles;
  2. Propriedades;
  3. Responsividade e
  4. Estilo.

Controles

Contém os componentes, como fonte de dados, grade, botão e outros, que são adicionados na área de design ou no modal. É possível pesquisar pelos componentes usando o tempo em português ou inglês.


Figura 5.2 - Aba de controle

 

Propriedades

As propriedades são exibidas sempre que um componente é selecionado na área de design. Essa aba possui três subabas com funcionalidades bem distintas entre elas.

Figura 5.3 - Aba de propriedades do componente botão


  • Propriedades: permite adicionar ou editar as propriedades HTML, AngularJS, permissão de acesso e outras;
  • Eventos: permite adicionar eventos ao componente selecionado: abrir um novo formulário ou relatório, executar um bloco de programação ou ainda um expressão;
  • Estilos: permite adicionar ou editar o CSS do componente.

Ao selecionar um componente na área de edição, serão exibidos as propriedades, eventos e estilos com as configurações específicas desse componente.

Posicionando o cursor do mouse sobre o rótulo de um campo na subaba propriedade, será exibido um tooltip com nome e, entre parênteses, seu respectivo atributo ou diretiva AngularJS. Os ícones ao lado do nome (Figura 5.4) significam respectivamente: internacionalização, editor de expressões (permite adicionar um texto, expressão, selecionar um campo da tela ou chamar um bloco de programação), limpar campo e excluir propriedade (só ocorre em alguns atributos).


Figura 5.4 - Propriedades do componente selecionado


Algumas Propriedades:

NomePropriedadeFunção
ConteúdoContentDefine o rótulo ou conteúdo do componente
Valorng-modelDiretiva AngularJS que associa o valor dos controles aos dados do aplicativo
TipoTypeDefine o tipo do componente (money, data, String, password)
Requeridong-requiredDiretiva AngularJS que define se o componente é de preenchimento obrigatório
Repetircrn-repeatPropriedade do Cronapp que vincula o componente com uma fonte de dados e o repete de acordo com o numero de registros existentes dessa fonte
IdentificadoridIdentificador HTML do componente
Exibirng-showDiretiva AngularJS que exibe ou oculta o componente
Segurançacronapp-securityDefine quais grupos de acesso tem permissão para ver e editar o componente


Ao posicionar o cursor do mouse sobre o rótulo de um campo da subaba Eventos, será exibido um tooltip com o nome e sua respectiva diretiva AngularJS. Ao clicar no botão "…" ao lado do campo, uma janela abrirá permitindo inserir uma expressão, chamar um bloco de programação, um relatório ou formulário. (Figura 5.5)


Figura 5.5 - Eventos do componente selecionado


Alguns Eventos:

NomeEventosFunção
Ao Iniciarng-initDiretiva AngularJS que executa uma ação ao renderizar o componente na tela
Ao Clicarng-clickDiretiva AngularJS que executa uma ação ao clicar no componente
Ao Focarng-focusDiretiva AngularJS que executa uma ação ao selecionar o componente


Selecionando um componente na área de edição, somente as principais propriedades serão exibidas, clique no link "+ Exibir mais" para expandir as outras propriedades. 

Ainda é possível adicionar uma nova propriedade ou evento através do campo "Nova Propriedade" (Figura 5.6).


Figura 5.6 - Campo para adicionar nova propriedade e link para listar as propriedades ocultas

Responsividade

Configuração da responsividade de um componente para diferentes tamanhos de tela.


Figura 5.7 - Aba de Responsividade


  1. Dispositivo: Informa o tipo de redimensionamento selecionado no momento;
  2. Tamanho: define o tamanho do componente baseado no sistema de grid do Bootstrap.
  • Exibir todos dispositivos mostra os outros tipos de redimensionamentos e suas respectivas áreas para definir a responsividade.

Estilos

Nessa aba é feita toda a configuração de estilos do componente.


Figura 5.8 - Aba de Estilos


  1. Nova Regra CSS: adiciona um novo estilo para o componente;
  2. Remover regra: elimina o estilo correspondente.

Informação

Caso deseje saber mais sobre estilos, visite Estilização de componentes - CSS

Abas visualização e código

Ela define o que será exibido na área de design, os componentes ou seu código fonte. Por padrão, ao abrir um formulário HTML sempre será exibido no modo visualização, mas basta selecionar as abas Visualização e Código para alterar entre as formas de exibição.

É possível visualizar o respectivo trecho do código de um componente, basta selecioná-lo na área de design e alterar para a aba Código que o trecho HTML do componente estará selecionado. (Figura 6.1)


Figura 6.1 - Abas visualização e código


Além disso, ao clicar duas vezes sobre o componente fará com que seja aberta a janela de edição do HTML com o trecho de código do componente.


Figura 6.2 - Editor HTML do componente

Inserir componente

Para inserir um componente, basta arrastá-lo até à área do formulário e soltá-lo. O local que esse componente será inserido varia, podendo ser dentro de um elemento ou ao redor dele.

Ao inserir um componente dentro de um elemento, podendo ser a div principal do formulário ou outro componente que permita inserção - como o layout horizontal e layout vertical, as bordas desse elemento fica em um tom azulado e sua borda tracejada - conforme mostrado na Figura 7.1.


Figura 7.1 - Inserindo um componente dentro de um elemento


Ao inserir um componente ao redor de um elemento, podendo ser a div principal do formulário ou qualquer outro componente, as bordas desse elemento fica em um tom azulado e sua borda sólida com uma seta, indicando assim em qual lado ele será inserido - conforme mostrado na Figura 7.2.


Figura 7.2 - Inserindo um componente abaixo de um elemento


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